/

29 de Janeiro de 2014 00h00

29/01/2014

O Horto Florestal Tote Garcia, foi criado em 4 de fevereiro de 1953, está situado na zona sul da cidade de Cuiabá, à margem esquerda do rio Coxipó, na Rua Balneário São João, sendo limitado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio e pela rua Antonio Dorileo, com uma área aproximada de 15 hectares. O Horto Florestal já teve outras denominações como: Parque Florestal Municipal (Lei 529 de 2 de julho de 1960), Parque Zoobotânico (Lei 1953 de 14 de maio de 1982).


Após pertencer às Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento, e à de Obras e Serviços, o Horto já esteve vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e atualmente é vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, constituindo-se em uma área pública, utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, para a produção de mudas para arborização da cidade, para o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população.


No horto é possível encontrar o viveiro de mudas, local onde são produzidas as mudas de inúmeras espécies, em quantidades suficientes para atender à demanda da comunidade em geral. O local ainda abriga o centro de convivência (auditório) com infra-estrutura destinada às discussões públicas sobre as práticas conservacionistas, à educação ambiental, reuniões e treinamento. O bosque, uma área florestal com predominância de espécies nativas, onde os objetivos são a proteção do solo, habitat para a fauna, produção de sementes, lazer contemplativo e educação ambiental, completa aquele cenário natural.


A vegetação predominante é de mata ciliar com espécies típicas dos gêneros Alchornea (“gurupiá”), Celtis (“sarã”), Inga (“ingá”) e Anadenanthera (“angico-branco”), e algumas espécies remanescentes de cerradão. Ao lado da vegetação natural foram introduzidas espécies arbóreas exóticas. Esses povoamentos formam bosques homogêneos muito sombreados, utilizados para fins de pesquisa, educativo e lazer. Das espécies remanescentes, ocorrem entre outras, Guazuma ulmifolia (“chico-magro”), Aspidosperma sp (“guatambu”), Cordia glabrata (“louro-branco”), Tabebuia sp (“ipê”); das exóticas ocorrem, Hevea brasilensis (“seringueira”), Pinus sp (“pinheiro”), Eucalyptus sp (“eucalipto”), que formam parte da vegetação dessa área” (Cuiabá, 1990).


Para o Educador Ambiental do Horto Florestal, Rodrigo Nunes Macedo, é muito bom passar o conhecimento sobre a área ambiental para a sociedade. “Mostrar para as pessoas a área ambiental é uma integração do horto com a sociedade. Temos programação durante o ano todo, algumas são anuais, como: o Dia das Crianças, Dia da Arvore e a semana do Meio Ambiente. E fora nossas oficinas e palestras que são realizadas durante o ano.”
 

Horário de Funcionamento:  

 

O Horto Florestal Tote Garcia abre de segunda a sexta, das 7h às 17h. Para agendar uma visita com excursão ou levar turma de escolas, deve ligar pelo número (65) 3313-3158. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no Bairro Coxipó da Ponte.