Habitação e Regularização Fundiária /

25 de Março de 2011 10h51

Sonho da casa própria vira realidade para famílias que moravam no Gumitá

25/03/2011

João Carlos Queiroz/Luiz Cesar de Moraes/Secom/Cui

“As famílias que moram em áreas de risco às margens do córrego Gumitá terão uma melhora sensível na qualidade de vida depois de se mudarem para o conjunto Habitacional Senador Jonas Pinheiro”.  A declaração foi feita por João Emanuel Ferreira Lima, presidente da Agência Municipal de Habitação, ao anunciar a remoção das 196 famílias contempladas com casa própria naquele núcleo.

Estas famílias residiam em áreas de risco às margens do córrego Gumitá, nos bairros Novo Mato Grosso, Centro América, Vila Rosa, Planalto e Tancredo  Neves Os imóveis que ocuparão têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 36 m², e foram doados graças a um projeto de parceria desenvolvido entre a Prefeitura e o Ministério das Cidades, segundo o presidente João Emanuel Ferreira .

O presidente da agência de Habitação informou ainda que o Conjunto Senador Jonas Pinheiro está localizado na região do Grande CPA, atrás do Centro Espírita Vantuil de Freitas. É dotado de pavimentação asfáltica, rede de água e esgoto (há uma estação de tratamento de esgoto dentro do conjunto) e rede elétrica de baixa e alta tensão. As casas têm um padrão de moradia considerado muito bom pelas famílias contempladas, disse ele.

Um detalhe muito importante destacado por João Emanuel é que as famílias não vão pagar nada pela nova casa, acrescentando que “são casas excelentes, espaçosas, erguidas numa área que registra um progresso contínuo. O conjunto inteiro é estruturado, asfaltado, ainda que não seja fechado e também possui fácil acesso aos serviços comuns a qualquer comunidade", informou.

Ele garantiu que as antigas casas (às margens do Gumitá) serão destruídas por tratores no ato da mudança dos seus ocupantes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por sua vez, ficará incumbida de monitorar a área para evitar que volte a ser ocupada. "Vamos isolar essas áreas, fiscalizando-as diuturnamente. O importante é garantir que nenhum morador retorne e reconstrua outra moradia em local de risco", garantiu.

A mudança dos moradores de áreas de risco começa no dia 28.03 (segunda feira) e deve durar cerca de seis dias, com a conclusão prevista para o dia (02-04), sábado. Ao todo, 12 caminhões (oito da Prefeitura e quatro do Estado) serão empregados na mudança das famílias.