Habitação e Regularização Fundiária /

04 de Agosto de 2010 17h00

Projeto de melhorias habitacionais muda a vida de famílias residentes em habitações precárias

04/08/2010

Marcio Moreira

Com o objetivo de proporcionar uma moradia digna e segura, e com isso garantir uma melhor qualidade de vida às famílias que residem em habitações precárias, a  Prefeitura de Cuiabá,  em parceria com o Juizado Volante Ambiental (JUVAM) e o Instituto de Metrologia e Qualidade (IMEQ) está desenvolvendo o projeto Eco-Moradia.

De acordo com o secretário de Habitação, João Emanuel,  estão sendo beneficiadas oitenta famílias que moram nos bairros Vila Nova do Coxipó e Jardim Paraná, que já foram cadastradas pela equipe de assistentes sociais. "São pessoas desprovidas de condições financeiras para realizarem sozinhas uma reforma no lugar onde moram; vamos garantir melhorias nas casas que estão sem as devidas condições de moradia e assim torná-las unidades com total infraestrutura e  dignas de habitabilidade.”, ressaltou João Emanuel.

Para a aposentada Ana Silvéria Silva Lima, 60 anos, a nova casa foi uma bênção. "Já morei em casa de palha, e hoje moro nesse barraco. Nunca pudemos fazer nada. Me emociono em saber que uma nova casa está sendo construída e confesso que  jamais imaginei que isso um dia iria acontecer". Dona Ana lembra com muita tristeza as ocasiões em que teve seu barraco alagado pela chuva; mas essa tristeza muda para alegria quando ela constata que esse passado está com os dias contados: o alicerce de sua nova casa já está pronto e dentro de pouco tempo ela terá uma nova moradia, que vai dividir com a neta e a bisneta.

A mesma alegria é compartilhada pela dona de casa Luzia Nunes de Souza, 36 anos, que acompanha ansiosa cada tijolo que aos poucos dá forma à nova casa que será habitada por cinco pessoas. “Levanto as mãos ao céu para agradecer esse presente de Deus”, diz com os olhos cheios de lágrimas outra dona de casa, dona Rosana Aparecida Martins Ávila, 28 anos.

As oitenta casas que estão sendo erguidas são padronizadas com dois quartos, sala, banheiro em alvenaria e cozinha, sistema elétrico e hidráulico, sendo a cobertura com telhas de barro. João Emanuel ressalta que esse programa está dando qualidade de vida à população de bairros periféricos de Cuiabá e um futuro com esperança de dias melhores para todas as famílias beneficiadas.