Habitação e Regularização Fundiária / DIGNIDADE

09 de Agosto de 2017 09h40

Prefeitura remaneja 78 famílias de área de risco para Residencial Jonas Pinheiro

09/08/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta terça-feira (08), o remanejamento das 78 famílias que viviam em local de risco para o Residencial Jonas Pinheiro. Estes moradores se encontravam em Áreas de Preservação Permanente (APP), localizadas nos bairros Vila Rosa, Novo Mundo, Tancredo Neves e Dr. Fábio, na região do grande CPA no entorno do córrego Gumitá. A medida compreende uma das etapas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), desenvolvido pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura.

O remanejamento foi realizado por equipes das secretarias municipais de Habitação e Regularização Fundiária, Ordem Pública e Serviços Urbanos, que auxiliaram também no processo de adequação das famílias ao novo imóvel, realizando o transporte das mobílias. As áreas que foram desapropriadas já estão em fase de recuperação, que envolve o resgate da vegetação existente através do replantio.

Segundo a assessora técnica da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Helida Costa Silva, o processo de escolha dos beneficiários ocorreu de acordo com um levantamento das famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida, muitas delas desde 2013. Para a realização do deslocamento estão sendo utilizados cinco caminhões da pasta de Serviços Urbanos, que auxiliam na mudança dos moradores. “Estamos aqui para oferecer toda a estrutura para que as famílias possam ir para seu novo lar com todos os seus pertences, ainda que alguns – ansiosos pela nova moradia – estejam fazendo esta transição de forma independente”, relatou Helida.

Conforme o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Djalma Sabo Mendes, o município vai entregar 400 casas no residencial, divididas por estadas. Esse trabalho surge diante da necessidade de oferecer uma vida mais digna à população, realizando politicas públicas simbólicas e que garantam uma melhor qualidade àqueles que precisam, respeitando as limitações do meio ambiente. Além disso, a iniciativa visa reduzir o déficit de moradia na Capital. “Esta é uma ação de interesse social, que atinge três objetivos: revitalizar as margens do córrego, avalizar a humanização e fazer com que elas percebam que a gestão Emanuel Pinheiro se preocupa com o modo de vida delas. Este entusiasmo em redefinir a situação precária de famílias como estas também permitirá que tenhamos uma cidade muito melhor para se viver,” ressaltou Djalma.

Toda essa ação também está sendo acompanhada pela assistente social da Habitação, Kelly Venturini Fernandes, que orienta os novos residentes sobre as condições de entrega das chaves e os encaminha à sua moradia, que já se encontra com os serviços essenciais (água e luz).  “É fundamental que a Prefeitura assista essas famílias durante este período, marcado por mudanças significativas”, conferiu Kelly.

Com a entrega das chaves das casas, o sentimento de dignidade e respeito emergiu nas famílias contempladas, conforme pontuou o pedreiro José Francisco Nunes, 43, pai de duas filhas e avô de outras duas. “Estou muito emocionado por saber que a partir de agora vou poder dar um futuro melhor para minha família. Aqui, nós vamos poder sonhar em paz. Muito obrigado a todos que puderam nos proporcionar essa realidade”, orgulhou-se.