Habitação e Regularização Fundiária /

07 de Abril de 2011 15h10

Prefeitura inaugura o Residencial Senador Jonas Pinheiro

07/04/2011

Ângela Jordão/PMC

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou, oficialmente, nesta quinta-feira, o Residencial Senador Jonas Pinheiro. Localizado na região da grande Morada da Serra, o Residencial tem 196 casas, que foram doadas às famílias que viviam em áreas de risco, as margens do Córrego Gumitá. A doação significa que, as famílias não precisaram pagar nada para receber o imóvel. A obra foi realizada graças a uma parceria entra a Prefeitura de Cuiabá, Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

A solenidade de inauguração foi realizada com a presença dos secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e os moradores. Logo após a solenidade, foi servido um amplo café da manhã aos moradores, em celebração ao aniversário de 292 anos de Cuiabá, comemorado essa sexta-feira, dia 08.

As famílias começaram a se mudar para as novas residências há 10 dias. Todas viviam em áreas de risco às margens do córrego Gumitá, nos bairros Novo Mato Grosso, Centro América, Vila Rosa, Planalto e Tancredo Neves. As novas moradias têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, distribuídos em 36 m².

O residencial foi entregue às famílias, pela Prefeitura de Cuiabá, com toda a infraestrutura necessária, como pavimentação asfáltica, rede de água e esgoto tratado - há uma estação de tratamento de esgoto dentro do conjunto habitacional - e rede elétrica de baixa e alta tensão. As casas têm um padrão de moradia considerado muito bom pelas famílias contempladas. O residencial é todo planejado, inclusive com área para futuras instalações de escolas, creches e posto de saúde.

“É um sonho sendo realizado. Nós, que somos pessoas simples, jamais teríamos condições financeiras para adquirir um imóvel assim. Estamos felizes com o tipo das casas, o local em que foram construídas. Tivemos pessoas que não aceitaram se inscrever para receber a casa, e hoje estão muito arrependidas”, explica a moradora Maria Luiza Alves de Arruda, mais conhecida como Dona Gigi, uma popular líder comunitária. Dona Gigi recebeu as chaves simbólicas das moradias, entregues pelo secretário de Governo, Lamartine Godoy.

A desocupação e recuperação das margens do córrego Gumitá é um projeto idealizado pela ex-presidente do antigo IPDU (Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano), Adriana Bussiki Santos. O projeto foi desenvolvido ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Wilson Santos.

Homenageada durante a solenidade de inauguração, Adriana explicou que a idéia da desocupação das margens do Gumitá, surgiu em 2001, quando uma forte chuva vitimou 15 moradores de Cuiabá, que vivem as margens de rios e córregos da capital. “Além de retirar as famílias das áreas de risco, o objetivo do projeto é recuperar as áreas degradadas, que são as APPS (Área de Preservação Permanente), recuperando nossas paisagens naturais”, explicou

As antigas casas às margens do Gumitá estão sendo derrubadas por tratores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a responsável por monitorar a área, para evitar que volte a ser ocupada.

Representando o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, o secretário Lamartine Godoy, agradeceu ao ex-prefeito Wilson Santos, que iniciou o projeto. “É um projeto maravilhoso, que dá segurança as famílias. Os pais podem agora cuidar e criar os filhos com dignidade”.

A ex-deputada federal Celcita Pinheiro também foi homenageada na solenidade de inauguração. Ela é autora da emenda parlamentar que propiciou a construção do Residencial. O nome do Residencial faz uma homenagem ao marido de Celcita, o senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro de 2008. A ex-deputada destacou a ação de resgate da dignidade das pessoas que foram contempladas com as novas moradias.

“Ter a própria residência é o sonho de todo brasileiro. Hoje vivemos uma manhã de alegria. Estou feliz de ter contribuído com a realização deste sonho. Espero que todos os moradores valorizem o benefício que estão recebendo. Uma herança que deixarão para seus filhos e netos. O senador Jonas Pinheiro também contribuiu para que emenda parlamentar fosse possível. Eu, meus filhos e netos agradecemos a homenagem recebida”.