Habitação e Regularização Fundiária / REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

17 de Abril de 2019 15h14

Pinheiro entrega mais 245 títulos definitivos de posse aos moradores da região Norte de Cuiabá

17/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

O dia 16 de abril de 2019 ficará marcado na memória dos moradores dos bairros Jardim Umuarama, Altos da Glória, Três Barras, Jardim Paraná e Jardim Aroeira, na região Norte de Cuiabá. O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro entregaram mais 245 títulos definitivos de posse, na noite desta quarta-feira.

Dentre as beneficiadas com mais uma ação de inclusão social da Prefeitura de Cuiabá foi a jovem Adriana Cristina Viegas Sigarini. Mãe solteira, com três filhos para criar e com dificuldade para encontrar um emprego fixo, segundo contou Adriana, que estava acompanhada de um dos seus filhos. Quando recebeu a notícia que tinha sido escolhida para receber essa ajuda da Prefeitura achava que a informação não passava de um trote, pois a espera já vinha há quatorze anos. “A impressão que tenho é que estou sonhando. Estou muito emocionada e satisfeita com a iniciativa da Prefeitura em voltar os olhos pra gente que tanto necessita de ajuda. Só tenho que agradecer. Vou ficar um pouco mais tranquila, menos uma conta pra pensar como pagar”, disse.

Quem também não conseguia esconder tamanha emoção ao receber o título, foi Jozenir Pedroso Barros, uma das fundadoras do bairro Três Barras. Ela que é responsável por cuidar do pai que já está com a idade bem avançada fica impossibilitada de trabalhar fora, o que dificulta na renda familiar mensal. “Com essa garantia, de saber que temos uma casa própria, já alivia e muito a nossa vida. É um verdadeiro presente de Deus. Só tenho que agradecer”, declarou.

Moradores do bairro agradeceram o prefeito pela determinação em conseguir entregar os documentos. Para a presidente do bairro Jardim Umuarama, Maria Auxiliadora de Campos sem o título de posse, ninguém é dono de nada e fica totalmente inseguro.  “Essa já é a terceira entrega feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Com essa de hoje, já foram entregues mais de 900 certidões. E ainda terá novas entregas, creio que chegaremos num montante de 1.500 entregas só na região. Essa gestão retomou a esperança da comunidade, pois somos ouvidos e atendidos. Estamos muito felizes e satisfeitos”, declarou.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praieiro lembrou que essa é uma determinação do prefeito em desenvolver ações em prol do processo de regularização fundiária do município, para que a população fosse contemplada com esse serviço, garantindo mais segurança jurídica e social a todos.   

O prefeito Emanuel Pinheiro lembra que o sonho do povo cuiabano de ter o título definitivo da casa própria é esperado há décadas. Portanto, cumprindo uma promessa firmada em campanha, declarou Pinheiro, dentro da sensibilidade de atender a população mais carente, nesse período comemorativo dos 300 Anos de Cuiabá, serão quase 4 mil títulos definitivos de propriedade entregues a população. “Temos que trabalhar na busca de alcançar cada vez a igualdade e a inclusão. Enquanto eu estiver a frente da Prefeitura, vou fazer o maior programa de regularização fundiária da história de Cuiabá. É um compromisso meu, voltado para os menos favorecidos e que mais precisam dos serviços da administração pública. Por isso, é que desde o início da minha gestão, tenho como uma das prioridades o programa Meu lar, Minha Conquista. Até o final da gestão serão 25.000 famílias beneficiadas”, finalizou o prefeito.