Habitação e Regularização Fundiária / MAIS AVANÇOS

16 de Janeiro de 2018 11h34

Obras do Nico Baracat II são retomadas e unidades habitacionais já estão 80% conclusas

16/01/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

As obras do conjunto Habitacional Nico Baracat II, localizado no bairro Osmar Cabral (Região Sul da Capital) foram retomadas pela Prefeitura de Cuiabá e as 443 unidades residenciais já estão em fase de acabamento, com 80% dos serviços de pintura, instalação de mármore, vidros e parte elétrica concluídos. Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, a retomada das obras, que estavam paralisadas desde junho de 2016, só foi possível mediante constante empenho do prefeito Emanuel Pinheiro, que não mediu esforços junto aos órgãos competentes para a contratação de uma nova empresa prestadora de serviços no segmento.

“A determinação do prefeito é clara em se criar um sistema habitacional e de regularização fundiária completo na Capital. E as obras do Nico Baracat II refletem diretamente nessa proposta. Representa mais moradias à população carente, que tanto necessita. Vamos trabalhar assiduamente para que essas famílias recebam suas novas casas dentro deste ano, levando mais qualidade de vida para todos,” observa  Praeiro.

O contrato de retomada das obras, liberando os recursos para finalização dos serviços, foi assinado pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal e o Mistério das Cidades em agosto de 2017.  “A retomada dessas obras não infere somente na possibilidade de entrega do conjunto à população. Ela nos abre caminhos para buscarmos mais recursos a novos residenciais, pois a legislação rege que enquanto houver obras paralisadas, não podemos iniciar outras do mesmo segmento. Então, este recomeço nos potencializa para mais desenvolvimento da Capital no âmbito habitacional,” elucida Air.

 

O total destinado para finalização das obras, que estão sendo executadas pela Resicon Construtora LTDA. é de R$ 10 milhões 313 mil, vindos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Além do II , o Nico Baracat é compreendido pelos conjuntos I e III,  onde o I está finalizado e o III passando por alguns ajustes, totalizando 1.200 unidades habitacionais. “De acordo com as normas do convênio, só podemos entregar as unidades para as famílias contempladas quando os três conjuntos estiverem finalizados,” explica o secretário. 

A previsão de conclusão das obras é para maio deste ano. Após a vistoria da Caixa Econômica, estando tudo dentro dos parâmetros de qualidade, a prefeitura é librada para realizar o sorteio dos endereços, assinatura dos contratos e posterior entrega das chaves aos contemplados.

Habitação e saúde - Além das obras do Nico II, também foi iniciada dentro do conjunto a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).  A unidade esta na fase de fundação, com a concretagem das sapatas e segue o mesmo modelo das demais obras lançadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro em seu primeiro ano de gestão. A unidade está orçada em mais de R$ 786 mil – valor oriundo de parceria entre governo federal e prefeitura de Cuiabá - e as obras estão sendo executadas pela Excelência Engenharia e Meio Ambiente LTDA., com previsão de que em 180 dias sejam concluídas.