Habitação e Regularização Fundiária / MINHA CASA MINHA VIDA

17 de Junho de 2019 13h42

O sonho realizado: beneficiados contam com felicidade sobre a emoção de receber as chaves da casa própria

17/06/2019

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Arquivo

Uma chave pra cada desfecho. 360 possibilidades de futuro se abriram num girar de fechadura neste 17 de junho de 2019. A espera terminou, hoje foi dia de viver o futuro para as famílias beneficiadas com a entrega das 360 unidades do Residencial Nico Baracat I.

A fechadura do sonho foi destrancada. Pra uns, o sonho de uma vida começando, como da jovem Evanuze Beatriz da Silva, de 24 anos. Após três anos de espera, ela recebe as chaves do novo lar com a esperança de construir um futuro para seu filho de 4 anos.  “É bom demais, só de pensar que não vou mais pagar aluguel, um dinheiro que iria ser jogado fora. Agora eu tenho uma coisa minha, que eu vou ter como deixar para o meu filho. Só de pensar nisso, já é uma alegria muito grande”, disse a jovem, que ainda comemora a localização do bairro, por ser mais próximo da casa da mãe.

Chave assume também o significado de solução. Dona Ivonete Simão da Silva, de 58 anos mora na casa da filha, mas sempre sonhou com a própria casa. “Eu sempre morei em casa, mas nunca foi minha. Essa tá no meu nome. Agora eu posso deixar que minha filha alugue a casa dela e tenha mais um dinheirinho. E eu vou terminar a vida na minha casinha. Vamos morar eu e meu amado”, explicou Dona Ivonete, enquanto segurava as mãos de Seu João Basílio que acrescentou com bom humor: ela ganhou a casa e eu vim no pacote!  

Pra alguns a casa chega feito presente de Deus, com anúncio e tudo. “Um pregador me disse que Deus estava assinando um documento pra mim e eu fiquei sem saber o que era, porque eu não tenho problema na justiça nem nada, ai veio a notícia da casa”, contou Giselma da Silva Cruz de Jesus. Ela e o marido, seu Pedro de Jesus sonham há 18 anos com a casa própria. “Tem 18 anos que eu moro de aluguel, tempo do meu filho mais velho. Nossa, você não tem noção da felicidade de sair do aluguel”, explicou Giselma.

Ela do lar, ele lanterneiro, os dois eram só felicidade posando para foto em frente da nova casa. “Vem Gi! Espera ai, moça é que ela é mais fotogênica”, brincou o marido que, além de tudo, estava empolgado com o frescor do bairro. “Aqui é uma benção esse lugar. A temperatura é até melhor, mais tarde deve cair. Tem muita gente feliz aqui hoje”, comentou seu Pedro.

Felicidade era quase que o nome de dona Maria Jose da Silva, de 65 anos. Paciente, ela esperava a sobrinha chegar com seus documentos. Depois de uma vida morando de favor em casa de parentes e amigos, sem dinheiro para pagar nem o aluguel, ela enfim conseguiu o seu cantinho. “As minhas plantas já estão tudo lá, no jeito. Tenho rosa e bastante remédio pra plantar. Na minha casa eu quero tudo novinho, bem arrumadinho”, completou ela animada para reunir os novos vizinhos e organizar uma feira do residencial.

Na primeira fase, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, entregaram 360 casas do Residencial Nico Baracat I, nesta segunda-feira (17). Durante a solenidade, foi anunciada a entrega das chaves da segunda etapa, com 443 casas, para o mês de setembro. 

Participaram da solenidade de entrega das chaves o prefeito Emanuel Pinheiro, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Moacyr do Espírito Santo, o vice-prefeito Niuan Ribeiro, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o secretário-adjunto de Cidades, Werner Santos, os vereadores Adevair Cabral, Toninho de Souza, Adilson Levante, Orivaldo da Farmácia e Luis Cláudio e secretários municipais.