Habitação e Regularização Fundiária / Cuiabá melhor

20 de Abril de 2016 22h11

Moradores do Três Barras são contemplados com títulos definitivos de propriedade

20/04/2016

LUCIANA SOUZA / TATIANE SALLES

Tchélo Figueiredo

A noite desta quarta-feira (20), foi de comemoração para os moradores do bairro Três Barras, na região Norte da capital. Eles receberam das mãos do prefeito Mauro Mendes, o título definitivo de regularização de seus imóveis. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Padre Firmo Rodrigues, e é a segunda de um total de cinco eventos, que acontecerão durante os próximos dias, beneficiando os munícipes de 24  bairros da capital, com a documentação de posse de área.

Ao todo serão entregues aproximadamente 8 mil títulos. Desses, 1305 já estão em entregues à população, sendo 705 concedidos nesta noite. Os eventos fazem parte do calendário de comemoração do aniversário de 297 anos de Cuiabá.

Segundo o prefeito, a entrega dos títulos definitivos à população é um sonho se realizando, pois há mais de 30 anos o processo de regularização ficou esquecido pelo município.  De acordo com Mauro Mendes, o documento de posse confere mais estabilidade e segurança jurídica, trazendo mais dignidade às famílias cuiabanas.

“Conseguir entregar estes títulos ao nosso povo é um marco na história da capital em se tratando do trabalho de regularização fundiária. É uma alegria poder fazer parte desse momento tão importante. Poder ter a certeza que nossa gente agora, são proprietários definitivos da área em que residem e podem buscar melhorias à elas. E esse trabalho não para por aqui. Vamos entregar até o fim deste ano 30 mil títulos à população da nossa Cuiabá. Isso significa mais dignidade ao povo. Muitos não acreditaram nesse projeto, mas estamos aqui mostrando que quando se aplica bem os recursos públicos, é possível mudar a vida de muitos. Nossa meta é trabalhar. E trabalho de qualidade, porque nossa gente merece”, disse Mauro Mendes.

 Para o secretário-adjunto de Regularização Fundiária, Erivelto Vieira Nunes, o trabalho de regularização fundiária requer muita dedicação. Ele ressaltou que se fosse fácil outras gestões já teriam realizado. Erivelto parabenizou também o trabalho da equipe.“Nós continuamos atuando com empenho para atingir com agilidade a meta estipulada pelo prefeito Mauro Mendes de entregar 30 mil títulos definitivos até o final de 2016”, disse.

O presidente do bairro, José Adevair Ribeiro, contou que há muito tempo, assim como várias outras localidades de Cuiabá, os moradores do Três Barras buscam por esta regularização. Mas que em todas as tentativas nas demais gestões, não conseguiram êxito, pois não davam a real importância para o problema.

“Quantas e quantas vezes, nos reunimos com outros gestores na busca pela regularização da nossa localidade e sempre saímos com as respostas de vamos verificar a possibilidade, estamos tentando organizar. Mas nunca chegava nada. Eu sei que muitos aqui, cansados de promessas, não acreditam na proposta do prefeito Mauro Mendes. Não acreditaram que um empresário poderia realizar o sonho de muitos anos. Mas hoje, nesta noite iluminada, ele está honrando sua palavra diante de nós e mostrando que seu diferencial foi exatamente o que não acreditavam. Só temos a agradecer o presente. Pois estes títulos podem ser comparados a o recebimento de uma casa nova”, destacou José Adevair.

Esta alegria pode ser contemplada de longe no rosto da moradora Ahylir de Moraes Campos, 67 anos, uma das fundadoras do bairro. Já  em posse do documento, ela contou que nem esperava mais por este momento e que assim como ela, muitos também já não esperavam pela oportunidade de se tornarem proprietários legais de suas moradias.

“Nossa, estou com coração leve de tanta felicidade. Vivemos tantos anos sem esperança. Já tínhamos nos conformado com a situação. Quando eu recebi a notícia que iria tomar posse da área que moro, quase que não acreditei. Agora tenho segurança, pois me sentia assaltada todos os dias. Me sentia presa, sem poder tomar decisões sobre o que era meu e ao mesmo tempo não era”, revelou Ahylir.

“O grande diferencial que proporcionou este momento que estamos vivenciando nesta noite, foi uma gestão com olhar diferente, de um empresário que sem as amarras da política, abraçou os problemas da nossa cidade com responsabilidade, sendo racional sem perder o amor pela nossa gente. Esta postura, que a maioria desconfiava no começo de tudo, mostra hoje que é possível fazer um novo. É possível mudar a realidade de uma terra. A prova disso é o sorriso de todos aqui presentes”, assim o secretário de Governo e Comunicação, Kleber Lima, finalizou as apresentações.

Participaram também da solenidade o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França;  o adjunto de Comunicação, João Batista de Oliveira; e os vereadores Adevair Cabral e Néviton Fagundes.

Beneficiados

A próxima entrega está programada para o dia 30 de abril, às 9 horas, no bairro Novo Colorado. Os bairros que serão contemplados este mês com a regularização fundiária são: Altos da Glória, Barro Duro, Bela Vista, Canjica II – A, Canjica II – C, Carumbé, Dr. Fabio Leite, Jardim das Aroeiras, Jardim Leblon, Jardim Novo Horizonte, Jardim Passaredo, Jardim Paulista, Jardim Umuarama II, Ouro Fino, Loteamento Planalto, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Novo Milênio, Novo Paraiso, Novo Terceiro, Popular Novo Colorado, Três Barras, Umuarama – 1ª etapa, Vale do Carumbé e Vila Nova do Coxipó.