Habitação e Regularização Fundiária / Títulos de propriedade

08 de Novembro de 2016 11h07

Mendes entrega títulos e realiza sonho dos moradores do Vila Nova e Novo Milênio

08/11/2016

KARINE MIRANDA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes entregou, na noite de segunda-feira (07), 302 títulos de propriedade definitiva para os moradores dos bairros Vila Nova do Coxipó e Novo Milênio, em Cuiabá. Eles aguardavam há mais de 15 anos pelo documento que atesta a posse definitiva dos imóveis onde já residem.

De acordo com o prefeito, a entrega do documento é fruto de um intenso trabalho não somente para melhorar a vida dos cuiabanos, como para garantir a valorização dos imóveis e a segurança jurídica do proprietário que, agora, poderá escriturar, vender, ceder ou até hipotecar o imóvel.

“Todos vocês vão receber esse título tão sonhado e esperado. Vocês vão pegar esses títulos, ir ao cartório e gratuitamente pegar a escritura, sem pagar um único centavo. Há um tempo entregaram um documento antes, que não valia nada. Mas graças a esse trabalho, que começou em 2013, nós descobrimos o caminho e desejo que nos próximos anos esse problema de regularização fique no passado”, ressaltou.

Mendes lembrou ainda da primeira vez que foi ao bairro, quando não havia sequer uma rua pavimentada.  “Hoje eu tenho orgulho de voltar aqui pisando em um asfalto. Tenho certeza de que é uma alegria muito grande para a comunidade. Infelizmente não deu para fazer tudo. Tem muita coisa ainda para ser feita, mas nós fizemos muito”, assegurou.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Paulo Borges Júnior, explicou que o trabalho de regularização tem sido desenvolvido em todas as áreas do município que possuem famílias assentadas de forma irregular.

 “Nós priorizamos a regularização daquelas áreas em nome do município. Tem muitas áreas que não estão no nome do município, que a prefeitura não consegue chegar, pois pertencem ao Estado ou a União. Mas o prefeito Mauro determinou que todas as áreas fossem trabalhadas e estamos trabalhando. Para vocês, essa entrega é uma grande conquista. Isso realmente vem trazer dignidade. Por isso, aproveitem bastante esse documento”, disse.

Para Zenildo dos Santos, presidente do bairro Vila Nova do Coxipó, os títulos de propriedade representam uma grande conquista para todos os moradores que vivem no bairro desde quando a área foi invadida, há mais de uma década.

“Com esse documento, nós saímos da linha de grilo. Hoje nós temos um bairro, moramos em um bairro, porque temos um título que nos garante isso. Todo mundo que acreditou no Mauro está realizando um sonho hoje. Agradeço a cada um que, assim como eu, trabalhou  e acreditou que este dia chegaria. Essa é uma vitória de todos nós”, disse.

Berenice da Silva, presidente do bairro Novo Milênio, também comemorou ao receber o título. Segundo ela, o documento atesta o carinho e compromisso que o prefeito Mauro Mendes tem com os moradores do bairro, que tanto esperaram por este dia.

“O Novo Milênio vai completar 16 anos e  todos os moradores não tinham este titulo de propriedade.  Por isso, agradecemos a Deus e a nosso prefeito Mauro Mendes que está ajudando cada morador a realizar esse sonho de ter a escritura da sua casa”, encerrou.

Agora, com os títulos em mãos, os moradores devem ir ao Cartório do 6º Ofício, localizado na Avenida Tancredo Neves, 250, no bairro Jardim Kennedy, para registrar e validar o documento. A escritura é totalmente gratuita.  A previsão é  de que três mil títulos definitivos de propriedade sejam entregues este mês.