Habitação e Regularização Fundiária / DIGNIDADE

04 de Agosto de 2017 10h08

Famílias do Jardim Novo Colorado são contempladas com títulos de regularização fundiária

04/08/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Gustavo Duarte

Arquivo

Dignidade e cidadania são os anseios que marcaram a entrega dos títulos de regularização fundiária às 118 famílias do bairro Jardim Novo Colorando, nesta quinta-feira (03). Entregues pelas mãos do prefeito Emanuel Pinheiro, os documentos simbolizam o início de uma nova etapa para os moradores da comunidade, que agora possuem a garantia e a segurança de que são – genuinamente – proprietários dos lares que contribuíram para a construção da comunidade.

“Este é o nosso papel. Olhamos para cada uma dessas matriarcas e patriarcas e vemos estampado em seus rostos uma longa história de luta e consolidação familiar e comunitária. É impossível não admirar e honrar estes homens e mulheres, que dedicaram sua vida para construir sua história aqui. Estas pessoas escolheram este lugar para chamar de lar e é dever do município garantir que sua jornada aqui traçada seja perpetuada. A regularização fundiária, por meio da entrega de títulos, é a certeza de que esta herança será genuína e efetiva. É a garantia de que filhos e netos estarão amparados e pais terão autonomia para sonhar ainda mais, tendo o domínio pleno de seu terreno, de sua casa. Hoje consumamos mais uma parte deste enorme plano que temos para a nossa população mais carente ao longo destes quatro anos. De forma ousada, encerraremos 2017 com 2 mil títulos entregues às mãos destes trabalhadores, que derramam seu suor diariamente para fazer desta a melhor cidade de todas. Estamos aqui, sonhando ao lado do nosso povo, construindo a Cuiabá dos 300 anos, onde cada cidadão é respeitado e atendido com carinho e cuidado pelo município”, afirmou Emanuel Pinheiro.

Para a presidente do bairro, Hugolina Cesáreo, a noite é celebrada com uma alegria especial, por contemplar a comunidade com mais uma grande vitória. Aliado à entrega dos títulos, a região do Novo Colorado será uma das próximas a serem contempladas com asfaltamento completo. De acordo com a líder comunitária, a dedicação e a escolha de uma equipe de gestores qualificada são as peças chaves que refletem diretamente na vida dos moradores locais.

“É uma alegria enorme poder testemunhar essa grande vitória. Sabemos que mais famílias serão contempladas com este direito e nós precisamos agradecer ao apoio do nosso prefeito, que estabeleceu servidores competentes para conduzir esse processo de transformação estrutural e fundiário no bairro. O secretário Djalma Mendes tem sido um parceiro presente do Novo Colorado desde 2012 e tenho tido a felicidade de contemplar sua integridade e comprometimento com as causas comunitárias. Este trabalho teve início há cinco anos e hoje presenciamos a coroação desse sonho que faz parte de cada um dos moradores. O contentamento é ainda maior, com a chegada da empreiteira que realizará as obras de pavimentação da região. Esta semana ela já esteve aqui, em busca de um imóvel para locação para oferecer o suporte necessário durante o período de obras. Isso prova que a mudança é real e já chegou à nossa região”, pontuou.

A entrega dos títulos de regularização fundiária é um dos aspectos mais latentes que contempla o modo de gestão humanizada, determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Djalma Mendes, o documento possui reflexos transcendentais, uma vez que certifica ao morador a certeza de que sua vida dedicada à Cuiabá está sendo valorizada adequadamente através do direito de posse garantida de seu imóvel.

“Ter uma casa, com a tranquilidade de que ela é realmente sua, traz uma paz abundante. Estas famílias são as raízes do Novo Colorado, fazem parte do nascimento deste bairro e hoje estão sendo tratadas com a dignidade que lhes é justa. Isso é a humanização. É olhar para além de seus próprios interesses, dimensionando as necessidades das comunidades de perto, buscando as melhores soluções que confiram qualidade de vida a elas. E também faremos isso com a ordem de serviço que já demos para a regularização fundiária de 3 mil imóveis no bairro Dr. Fábio. Esta é mais uma demonstração da nossa grandiosa preocupação com o povo cuiabano e reflete o quanto queremos mudanças na forma como o munícipe olha para a gestão municipal. Estamos trabalhando vislumbrando um tempo novo, onde o atendimento público corresponde às expectativas e carências do povo cuiabano”, disse.

E este sentimento de dignidade é percebido pelas 118 famílias contempladas com os títulos. Para Antonio Roberto Bonfim, um dos primeiros moradores do Jardim Novo Colorado, o documento simboliza paz e tranquilidade para sua família. “Eu ajudei a construir esse bairro e fico muito feliz de saber que o nosso prefeito se importa com a gente. Minha esposa sempre se preocupou com a casa, achando que um dia poderíamos perdê-la, mas hoje eu sei que isso nunca acontecerá. A Prefeitura veio para ajudar a comunidade e sou muito grato por tudo que está fazendo na nossa região”, revelou.

Para a dona Adair Arcina da Cunha, a primeira matriarca a receber o documento das mãos do chefe do Executivo, a noite será lembrada com muita emoção. “As pessoas podem achar que isso é algo pequeno, mas não é. Este título é a realização de um sonho de alguém que mora no Novo Colorado há quase 30 anos. É muita felicidade estar aqui, recebendo o abraço do prefeito e sendo acolhida pela equipe. Hoje eu me sinto realmente respeitada e tratada de um jeito humanizado”, concluiu.

Participaram da solenidade de entrega os secretários municipais de Inovação e Comunicação, Roberto Amador; de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa; os adjuntos de Relações Comunitárias, Jonail Costa; de Governo, Oseas Machado de Oliveira; o diretor de Regularização Fundiária, Rodrigo Arruda; o sub-prefeito da Regional Oeste, Adelson Rosa; e os vereadores Dr. Xavier e Abílio.