Habitação e Regularização Fundiária / Segurança para morar

15 de Abril de 2016 23h41

Entrega de títulos de regularização fundiária simboliza um resgate da cidadania

15/04/2016

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Receber o título de regularização fundiária diante de parentes, amigos e vizinhos simboliza muito mais que a oficialização de um direito. Para os 605 moradores dos bairros Altos da Glória e Umuarama I e II, essa conquista, que aconteceu na noite desta sexta-feira (15), transforma o sonho em realidade, conferindo dignidade e estabilidade para as inúmeras famílias ali presentes.O ato de entrega de títulos aconteceu  na Escola Municipal Gracildes Melo Dantas e foi o primeiro de 06 eventos semelhantes que acontecerão ao longo deste mes de abril em várias regiões de Cuiabá.

 Para o prefeito Mauro Mendes, o momento fica marcado por intensa alegria e pelo sentimento de dever cumprido, estampado nitidamente nos sorrisos e olhares de cada um dos munícipes contemplados com seus respectivos títulos. Este é o reflexo de um intenso e longo trabalho, que já se consagra como sendo o maior programa de regularização fundiária da Capital, conforme revela o gestor.

 "Transborda em cada um de nós a mais plena alegria, por estar diante dos mais novos proprietários daqueles terrenos que sempre os pertenceu. É uma honra poder testemunhar mais um capítulo sendo construído na história de cada família aqui representada. Desde o ano passado temos nos dedicado para conferir à população esse direito, essa cidadania por meio deste documento tão valioso. E nesta noite todos somos testemunhas de um marco histórico para Cuiabá. Após entregarmos mais de quatro mil títulos em 2015, até o final deste ano aproximadamente 30 mil serão entregues. Comunidades serão reconhecidas por seu genuíno valor e seus moradores passam a ter plenos direitos sobre sua moradia", contou.

 

 A regularização fundiária significa também a conquista de um sonho antigo para todos aqueles que residem nas regiões contempladas. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Bairro Altos da Glória, José Francisco Rodrigues "Chiquinho", há 20 anos a comunidade anseia por esse reconhecimento, que teve seu processo interrompido por duas vezes nos anos de 2004 e 2007.

 "Há muito tempo esperamos por esse grande dia e nesta noite vejo mais de 600 sonhos sendo realizados. Com o título de regularização fundiária em mãos, cada morador aqui assume o poder e a autoridade sobre sua casa e seu terreno. Mais do que um documento, essa conquista é a identidade dessas famílias, que construíram suas vidas e projetos nesta região. A partir de hoje a cidadania definitivamente faz parte da nossa comunidade", revelou sorridente.

 O sentimento de alívio foi partilhado também pelos moradores contemplados durante a entrega de títulos. Para Maria Afra, fundadora do bairro Altos da Glória, este documento prova que todos os esforços dedicados para construir esta comunidade foram bem recompensados, independente do tempo que a vitória tenha demorado para chegar.

 "É muita emoção ver que cada pedacinho construído desde 1996 hoje forma essa bela imagem completa dos nossos títulos de regularização. Já enfrentamos tantas lutas para sermos reconhecidos e meu coração se enche de alegria por saber que o prefeito Mauro Mendes tem olhado para nossas necessidades muito mais do que qualquer outro gestor que passou por Cuiabá. Esse documento simboliza a conquista da minha vida", relatou emocionada logo após receber o título das mãos de Mauro Mendes.

 Já para Manoel Messias de Andrade, morador do mesmo bairro há 11 anos, a noite desta sexta-feira ficará marcada como um divisor de águas para sua família, que tem suas esperanças renovadas diante do compromisso cumprido. "O título é sinônimo de segurança e de um futuro melhor para os meus filhos", concluiu.

Participaram da solenidade de entrega de títulos de regularização os secretários municipais de Governo e Comunicação, Kleber Lima; Habitação e Regularização Fundiária, Paulo Borges Junior; Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza; Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva; Controlador-geral do município, Wesley Emerich Bucco; e os adjuntos de Comunicação, João Batista de Oliveira, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Mayra Moraes de Lima e Habitação e Regularização Fundiária, Erivelto Nunes, além dos vereadores Adevair Cabral, Onofre Jr. e Néviton Fagundes.

 

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif