Habitação e Regularização Fundiária / COMPROMISSO CUMPRIDO

30 de Novembro de 2018 12h00

Endereços das unidades do Nico II são sorteados

30/11/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá finalizou, na tarde desta quinta-feira (29), mais uma fase do processo de contemplação do Conjunto Habitacional Nico Baracat.  Ao longo da tarde, a equipe da Secretaria de Habitação de Regularização Fundiária e da Caixa Econômica Federal realizaram o sorteio de 443 endereços das unidades.

O lote de endereços é referente às casas do bloco II do Conjunto e o sorteio faz parte da terceira fase do programa Minha Casa, Minha Vida. A lista com os nomes e endereços será publicada no Diário de Contas na próxima semana.

Durante a abertura do sorteio, no complexo Esportivo Dom Aquino, o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, destacou o trabalho da gestão em prol da resolução dos impasses que estavam dificultando o prosseguimento dos processos. Ele lembrou que foi uma das primeiras determinações que a gestão fez: de resolver as questões habitacionais pendentes de forma transparente e garantindo o direito da população à moradia.

“O prefeito Emanuel Pinheiro e toda sua equipe não mediu esforços em buscar os recursos para finalizar as obras habitacionais na Capital. Se reuniu por diversas vezes com os gestores da Caixa e do Ministério das Cidades, levando os relatórios da situação que recebemos esse processo. Lutou bravamente para que esse momento aqui pudesse acontecer. Então, hoje, representando essa gestão que trabalha para os menos favorecidos, quero dizer a vocês que estamos muito felizes por ver o olhar de contentamento de cada um aqui. Isso nos dá forças para buscarmos mais recursos e a certeza que estamos no caminho certo,” enalteceu Niuan.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, lembrou da missão que recebeu do prefeito quando assumiu a pasta. “Quando Emanuel me passou a pasta, eu encontrei uma pilha de processos referentes ao programa. E com muita cautela, comecei analisar cada um, para que alcançássemos a excelência e, assim, atendêssemos as necessidades dessas famílias de maneira justa. Por isso, recebemos muitas críticas e até fomos culpados por irregularidades que não nos pertenciam. Mas com o andamento do processo e as fases sendo cumpridas dentro das normas do programa federal, comprovamos que nossa gestão trabalha com a verdade”, disse o secretário.

Conduzindo o sorteio, o representante da Caixa, Gian Carlos explicou o processo para as famílias presentes, pontuando porque os endereços precisam ser definidos antes da última fase do programa. “Temos que realizar esta fase, pois o endereço precisa constar no processo de financiamento, para que o sistema valide-o. O próximo passo agora é a assinatura do contrato, revisão dos imóveis e entrega das chaves, caso esteja tudo correto entre as partes envolvidas”, observou.  

Pré-selecionada para a contemplação de uma das unidades, a senhora Cláudia Martins dos Santos contou que mora de aluguel há muito tempo e que agora, com sua casa própria, poderá ter a oportunidade de realizar outro sonho: fazer uma faculdade. “Parece mentira que estou aqui e estou sendo informada do endereço da minha futura casa. São dois sonhos ao mesmo tempo. Vou sair do aluguel e com a economia desse dinheiro, vou conseguir custear meus estudos. Só tenho a agradecer a gestão por não ter desistido e ter feito o que é justo por todos nós”, concluiu.

 

 

Nico Baracat - O residencial, localizado na região do bairro Osmar Cabral, é compreendido por três blocos, sendo I composto por 360 casas, que já estão concluídas e sorteadas; II (443), que estão com as obras de acabamento em 97% concluídas – parte de pintura e asfáltica, e o III (461). Ao todo, são 1.264 casas.