Habitação e Regularização Fundiária / REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

03 de Abril de 2019 11h03

Emanuel entrega mais de 230 títulos de regularização no bairro Milton Figueiredo

03/04/2019

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Davi Valle

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou nesta terça-feira (2), 238 títulos definitivos de propriedade, já registrados em cartório, para moradores do bairro Milton Figueiredo, localizado na região Norte da Capital.

De acordo com o prefeito, o trabalho no setor da habitação é um dos focos de sua gestão, para beneficiar as famílias menos favorecidas e realizar o sonho de ter o título de seus terrenos. “Somente neste período do aniversário de 300 anos de Cuiabá, entre abril e maio, estamos entregando 4 mil títulos definitivos, sem nenhum custo para a comunidade. Essa é a maior festa que o prefeito pode fazer para comemorar o aniversário da cidade”, afirmou Emanuel Pinheiro, acompanhado da primeira-dama, Márcia Pinheiro.  

Moradores do bairro agradeceram o prefeito pela determinação em conseguir entregar os documentos. Presidente do bairro Milton Figueiredo há seis anos, Raimundo Viana afirmou que os moradores antigamente eram esquecidos pelo poder público. Mas, que a gestão Emanuel Pinheiro retomou a esperança da comunidade, pois são ouvidos e atendidos. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem ações para a comunidade. As portas são abertas para lideranças comunitárias. Sempre falei para os moradores dos bairros acreditarem, e hoje o sonho está sendo realizado. A emoção é grande”, disse o líder comunitário. 

O professor Rivanildo de Barros lembrou que a primeira-dama havia afirmado que o título iria ser entregue e o sonho da comunidade foi realizado. "Sinto honrado de ter um cuiabano, que honra nossa gente, como prefeito. Muito obrigado, prefeito e primeira-dama, que Deus ilumine vocês".

A aposentada Quintina Oliveira da Cunha, de 78 anos, disse que a noite de terça-feira foi de realização de um sonho. “Estou muito feliz, porque agora posso reformar a minha casa, pois minha família é grande. Agora, temos mais segurança, não podíamos mexer na casa, com medo de depois perder o nosso imóvel”, explicou. 

Já o aposentado Valdemar Hokamura, de 82, contou com emoção que é a primeira vez que tem um imóvel com o título definitivo. “O prefeito está dando alegria para a gente, há 11 anos moro aqui e estamos conseguindo a escritura. Ficava na dúvida, com medo, pois sem o documento, podíamos perder a casa. A emoção é muito grande”, relatou. 

Emanuel disse aos moradores do bairro que é a realização de um sonho não apenas para ele, mas também para a primeira-dama e a equipe da Prefeitura, proporcionar a realização desse sonho que é o título definitivo do imóvel. “É uma ação social que beneficia diretamente as pessoas mais carentes, os menos favorecidos. Milhares de famílias não têm um título definitivo, mesmo morando há 10, 20, 40 anos na casa. Essas são as questões que mais preocupam a gente, por isso estamos entregando e realizando o sonho dessas famílias na nossa gestão”, observou o prefeito. 

A ação de entrega de títulos faz parte do programa “Meu Lar, Minha Conquista”. Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, disse que ação como essa é levar cidadania à comunidade. 

“A orientação da gestão Emanuel é trabalhar em benefício da nossa gente. Essa é a primeira regularização que o cidadão recebe na plenitude, não precisando nem ir ao cartório buscar o registro, pois aqui temos todos os itens que compõe uma regularização fundiária. Temos o social, ambiental, jurídico e o documental”.

Em um ano, foram entregues 7 mil títulos. Contando com esses 4 mil que serão entregues nas comemorações do aniversário de Cuiabá, somarão 11 mil títulos entregues.  A meta para ser atingida somente do ano passado até o fim da gestão, é de mais de 25 mil títulos entregues. 

Também participaram da entrega dos títulos, o presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão e os vereadores Luis Cláudio, Adevair Cabral, secretários municipais e representante do senador Wellington Fagundes.