Habitação e Regularização Fundiária / COMPROMISSO

12 de Abril de 2018 09h43

Dignidade e cidadania marcam entrega de mais 124 títulos de regularização fundiária a cinco bairros da Capital

12/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

Mais 124 famílias cuiabanas viram suas vidas mudarem com a chegada do aguardado título de regularização fundiária. Na noite desta quarta-feira (11), as comunidades do Canjica, Vale do Carumbé, Bela vista, Carumbé e Barro Duro foram contempladas com o documento, que representa um novo tempo de tranquilidade, dignidade e cidadania. A solenidade foi marcada pela entrega simbólica a cinco moradores da região Leste, que contribuíram significativamente para a consolidação dos bairros em que residem.

“É um momento de muita alegria, por saber que as ações da Prefeitura de Cuiabá têm alcançado os bairros mais distantes. Regularização fundiária é uma necessidade latente na nossa cidade e o município está com seus olhos atentos, trabalhando para garantir que essa seguridade chegue às famílias mais carentes. Hoje vemos um sorriso diferente nos rostos dessas comunidades, que testemunham uma mudança significativa em suas vidas. Através deste documento, muito mais que paz e dignidade, esses moradores conquistam sua autonomia e independência para buscar financiamentos, vender seus respectivos terrenos e buscar novos sonho. É um novo tempo que se inicia para esses 124 beneficiados”, afirmou João Carlos Hauer, secretário-adjunto de Habitação e Regularização Fundiária, representando o prefeito Emanuel Pinheiro e o titular da pasta em questão, Air Praeiro.

Para a presidente do bairro Canjica, Tuca, a chegada dos títulos marca uma vitória sonhada há muito tempo por toda a região. Representando os líderes comunitários, ela refletiu sobre o impacto social que este compromisso com o cidadão gera, salientando o intenso trabalho e dedicação do prefeito Emanuel Pinheiro. Segundo a dirigente da comunidade, as demandas sociais têm sido acolhidas e tratadas pelo chefe do Executivo e sua equipe de secretários e gestores.

“Tantas vezes passamos despercebidos pelo poder público, sendo negligenciados na execução de políticas sociais e hoje vemos um dos nossos grandes sonhos se realizar. Após muitos anos de luta e trabalho, estamos ganhando a atenção necessária e somos gratos ao prefeito Emanuel Pinheiro por ter esse olhar cuidadoso e proativo diante das necessidades tão reais que as comunidades aqui presentes sofrem. Ainda temos muitos objetivos e propostas ousadas, mas cremos que cada passo dado é de extrema relevância. Com esse amparo do município, nossa região se desenvolverá, oferecendo uma melhor qualidade de vida para estas famílias, que fazem parte da história desta parte de Cuiabá”, pontuou.

O sentimento de transformação é inerente na dona Laudelina da Silva, moradora do bairro Canjica há quase 40 anos. Aos 71 anos de idade, ela viu o inesperado acontecer, garantindo-lhe a tranquilidade de um futuro calmo e certeiro, cercado por seus filhos, netos e bisnetos. “Jamais pensava que esse dia iria chegar e hoje estou transbordando de felicidade. Tenho um filho com deficiência mental e me preocupo diariamente com o seu bem-estar, principalmente quando eu não mais estiver por perto. Hoje é um dia de festa e mal posso esperar para compartilhar essa vitória com toda a minha família, que está sempre lá em casa. Nossa vida não será mais a mesma e isso merece ser celebrado”, compartilhou sorridente.

Para Benedito Bispo da Silva, as possibilidades do título de regularização são infinitas. De seus 64 anos, mais da metade deles foram vividos no Carumbé, ao lado de sua esposa. “Amo morar nesta região e estou muito feliz por ter a certeza de que aquilo que conquistamos com tanto suor será nosso para sempre. Fico pensando nas coisas que agora poderemos fazer e fico animado. Financiamento, empréstimo e reforma não eram opções e agora são. Este documento é como uma nova identidade, que nos ajuda a realizar nossos sonhos sem medo”, concluiu.

A solenidade, que faz parte da série de ações referentes aos 299 anos de Cuiabá, contou com a presença dos secretários municipais Wilton Coelho (Assistência Social e Desenvolvimento Humano); Vinicius Hugueney (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico); Marion Metello (adjunto de Apoio à Segurança Pública); dos vereadores Mário Nadaf, Marcos Veloso e Misael Galvão; do presidente da Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), Walter Arruda, além do subprefeito da Regional Norte, Raimundo Figueiredo.