Habitação e Regularização Fundiária / SONHO REALIZADO

15 de Julho de 2017 09h23

Após 28 anos, moradores do Três Barras recebem Títulos Definitivos de Propriedades

15/07/2017

ADÃO DE OLIVEIRA

Luiz Alves

Arquivo

Após 28 anos de espera, os moradores do bairro Três Barras, localizado na Região Norte da Capital, receberam, nesta sexta-feira (14), do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, mais 234 novos Títulos Definitivos de Propriedades. O beneficio faz parte de um extenso programa de regularização fundiária que a gestão do Município executado na cidade desde o início de 2017. Além do Três Barras, o bairro Planalto também já havia sido contemplado, no mês de abril. 

“Entregar um título definitivo de propriedade é realizar um sonho. A pessoa passa vida inteira morando de favor ou de aluguel, buscando para si e para seus filhos esse patrimônio e, por isso, estamos realizando esse sonho dos moradores do Três Barras. Ao entregar esses documentos vejo a felicidade nos olhos de cada pessoa. Eu me sinto mais feliz ainda em poder fazer as pessoas realizadas. Essa é a política de humanização”, disse o prefeito. 

Segundo o chefe do Executivo cuiabano, a meta é de, até o fim deste ano, entregar pelo menos dois mil títulos de lotes. Para isso, o prefeito e já determinou à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária que tenha total empenho nesse sentido. “A nossa meta é ousada. Quero promover cada vez mais essa regularização, para que ao final de quatro anos de gestão possamos entregar milhares de títulos”, comentou. 

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Djalma Sabo Mendes Júnior, confirmou a determinação do prefeito e garantiu que, juntamente com sua equipe, irá trabalhar para beneficiar outros cuiabanos. “Assim que assumimos a Secretaria fizemos um planejamento para 2017. Já entregamos 137 titulo no Planalto e agora chegou a vez do Três Barras. O trabalho vai continuar até chegarmos a nossa meta estipulada”, destacou. 

Emanuel Pinheiro ainda orientou que, após o recebimento do título, é necessário que o beneficiado registre o documento em cartório. “E o melhor de tudo para vocês, vai ser de graça a regularização. Agora vocês são os legítimos donos da propriedade”, afirmou o gestor cuiabano. 

Ainda durante o ato, foram entregues simbolicamente os títulos de propriedades definitivos a outras nove pessoas, que comemoraram o benefício. A moradora Lúcia Mara da Costa foi uma delas, e há 28 anos morando no bairro não escondia a satisfação. “É o dia mais feliz da minha vida receber esse documento das mãos do prefeito de alguém que a gente depositou confiança”, comemorou ela. 

Para o presidente da Associação de Moradores do Três Barras, José Advair, a comunidade agradece imensamente o empenho do prefeito e de toda equipe da Prefeitura para promover a distribuição dos documentos. “Para nós é uma realização imensa. Somente uma administração focada no social tem essa visão do bem estar das famílias”, disse o presidente. 

Também participaram do ato o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail da Costa, os vereadores Abílio Brunini, Misael Galvão, Juca do Guaraná, e Denílson Nogueira.