Habitação e Regularização Fundiária / VALORIZAÇÃO

31 de Julho de 2018 16h30

Ação de regularização segue avançando e contempla antigo morador da região Oeste

31/07/2018

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

Valorização e respeito a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento econômico e histórico da Capital tricentenária são alguns dos comprometimentos estabelecidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que desde 2017, determinou que a pessoa idosa com mais de 70 anos receba seu título de posse definitiva em sua residência. A ação segue avançando pelos bairros de Cuiabá e na manhã desta segunda-feira (30), contemplou o senhor João Celestino de Jesus, de 81 anos.

Morador do Novo Terceiro (região Oeste) há três décadas, o aposentado recebeu o chefe de Executivo em sua residência com tamanha surpresa. Ele externou que receber o documento representa um momento de muita alegria e transformação, pois é algo que esperou por anos e que traz segurança para sua família.

“Aqui em casa já vieram tantos gestores, trouxeram vários papéis, mas nenhum representava a posse do terreno. Por isso, a gente fica até desacreditado quando ouve falar que vai conseguí-lo.  Estou muito satisfeito com a visita do prefeito e de sua equipe com o título de regularização. Agora podemos buscar melhorias para nossa casa e dar um pouco mais de conforto à família. Sou muito grato por isso”, expressou.

Quem também ficou imensamente grata com a visita e com a entrega do título foi a senhora Aurora Celestino. Casada há mais de 53 anos com João e mãe de quatro filhos, a dona de casa contou que juntos sempre buscaram melhorias para a moradia, mas que sempre se deparavam com a burocracia das entidades e a falta do documento - usado como garantia em casos de financiamentos.

“Estamos contentes com esse acontecido. É uma benção na nossa vida, pois já passamos por tantas dificuldades. A partir de agora vamos dormir tranquilos, sabendo que essa área é nossa, que podemos investir nela para melhorá-la e que mesmo na velhice conseguiremos viver com mais qualidade”, completou Aurora.

Ao todo, a ação de valorização da pessoa idosa já entregou 320 títulos de regularização pelas quatro regiões da Capital.  “A gestão tem o compromisso de valorização da população e priorizar os atendimentos à pessoa idosa faz parte desta missão. Determinei que em todas as ações do município o idoso seja priorizado e isso é o mínimo que podemos fazer por quem já contribuiu tanto com a nossa Cuiabá. A minha gestão tem como marca o trabalho voltado à dignidade das pessoas, por meio de um sistema de inclusão social completo. Então, quando vejo o sorriso desse belo casal, dona Aurora e ‘seo’ João - dois exemplos de luta, tenho a certeza de que esse é o caminho da grande transformação”, concluiu Emanuel Pinheiro.

Meu Lar Minha Conquista -  Desde o lançamento do programa, em 2017, o município já atendeu mais de 27 bairros da Capital, regularizando - em um ano e sete meses de gestão - mais de 4.000 imóveis, correspondendo a uma média de 250 títulos por mês. Para este ano, o município deve normalizar mais três mil áreas até dezembro. A meta é chegar a 20 mil títulos até o fim de 2020, inclusive regulamentando bairros emblemáticos de Cuiabá, como Santa Izabel e Ribeirão do Lipa.