Governo /

01 de Dezembro de 2011 14h45

Workshop “Arte de Presépio” reúne 40 pessoas no Museu de Arte Sacra

01/12/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6054/ 8454-5236


A união familiar aliada à busca do espírito natalino, este foram alguns dos objetivos alcançados durante o Workshop “Arte de Presépio” realizado nesta quinta-feira (01-12), no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT), pelo artista plástico, Djalma Maciel. A atividade marcou a primeira parceria firmada entre a prefeitura de Cuiabá, por meio da secretaria Municipal de Governo e o MASMT.

Cerca de 40 pessoas participaram da oficina, dentre alunos, professores, idosos, artistas plásticos, pais e filhos. 

Durante o evento foram ensinadas técnicas de desenho, a base para iniciar a confecção dos bonecos que compõem o presépio de Natal, com papel. Bem como, foi apresentada a história do surgimento da tradição de presépios.

Segundo o artista plástico, o projeto nasceu da necessidade de revigorar tradições como a montagem do presépio, que é o maior símbolo do Natal e anda esquecido. “O presépio une a família em torno da construção dessa arte. Atualmente, a cristandade tem ficado em segundo plano, muitos desconhecem o verdadeiro sentido do Natal, que é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, e o presépio vem resgatar essa memória”, frisou ele.

Maciel explicou que as técnicas ensinadas no workshop são básicas e as diferenças entre os presépios a serem produzidos, vão depender da inspiração e força de vontade de cada participante. “A mesma técnica pode ser usada em papel, couro, madeira, barro, depende da criatividade do seu construtor”.

Para a brinquedista, Vânia Araujo, participante da oficina, o que mais chama atenção ao trabalho do artista é o uso de materiais simples, de fácil acesso, mas que produzem peças valorosas. “O Djalma praticamente dá vida aos bonecos que confecciona, o que abre espaço para a imaginação da criança. E é isso, que hoje estamos aprendendo, a valorizar a arte sacra e criar nosso próprio personagem de presépio”, frisou ela.

Resgate

De acordo com a secretária Adjunta de Governo de Cuiabá, Tânia Matos, o intuito da primeira-dama da capital, Norma Galindo, ao elaborar o projeto, foi de levar o ensinamento às famílias, resgatar o espírito natalino, unindo assim, pais em filhos, para a construção do presépio. “Em visita a uma escola municipal, falamos sobre a montagem de presépio e um aluno nos perguntou, o que era um presépio. Nesse momento percebemos, como a tradição do Natal vem se perdendo, e decidimos que precisava voltar a ser conhecido o presépio e seu significado”, disse.

Conforme a curadora do Museu de Arte Sacra, Viviene Lozi, a parceria entre as instituições só traz ganhos para a comunidade. “Acolhemos a ideia do projeto de imediato, pois temos um espaço voltado para a temática sacra. Atividades como esta são voltadas para a população, que vem perdendo a origem da simbologia do presépio”, relatou.

Concurso

A Prefeitura de Cuiabá irá premiar três presépios de Natal, que deverão ser escolhidos por meio de votação popular, entre os dias 15 e 19 de dezembro, período em que ficarão expostos no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, das 13h às 18h. O primeiro colocado irá ganhar uma televisão de 42 polegadas, os demais prêmios não foram informados.

A premiação ocorre no dia 19 de dezembro, no MASMT, na cerimônia de abertura das Cantatas de Natal, promovida pela Igreja Bom Despacho.

Os presépios ficarão expostos para visitação até o dia 15 de janeiro de 2012.

Expectativa

A previsão é de que no próximo ano o número de vagas ofertadas para o Workshop “Arte de Presépio” dobre. “Tivemos uma procura muito grande para a oficina deste ano, chegamos a recusar candidatos, por isso, vamos ampliar o acesso”, informou Tânia Matos.