Governo / EQUIPE DE APOIO

14 de Fevereiro de 2019 10h20

Voluntários participam de capacitação da Defesa Civil de Cuiabá

14/02/2019

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá encerrou nessa quarta-feira (13), a primeira turma do Curso de Capacitação para Voluntários da Defesa Civil de Cuiabá. Ocorrido na sede do órgão municipal, a formação faz parte do planejamento de treinamento promovido pelo Executivo, no intuito de preparar o cidadão para atuar em ações preventivas e assistenciais. Desde 2017, a qualificação é realizada duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre.

No total, 25 pessoas participaram de dois dias de palestras e exercícios práticos aplicados por profissionais com experiência na área. Os temas abordados foram: Noções básicas de primeiros socorros; Política nacional e municipal de proteção e defesa civil; Ações operacionais da Defesa Civil de Cuiabá; Riscos predominantes no município; O procedimento expedito de orientação e Astronomia de Posição; Prevenção aos riscos biológicos; Como se comportar em situação de risco; Serviço voluntariado.

“Esse é um curso que deixa o cidadão totalmente apto para auxiliar o Município nas demandas da Defesa Civil. A partir da finalização desse treinamento, realizamos o cadastro de cada um deles, assinamos um Termo de Prestação de Serviço Voluntário e, sempre que necessário, os convocamos. Vale destacar que, como se trata de um apoio não remunerado, o chamamento é efetuado conforme e disponibilidade de tempo de cada um deles”, explica o diretor de Proteção e Defesa Civil, cel. Paulo Wolkmer.

Uma nova turma, também com 25 voluntários, irá receber o mesmo treinamento nos dias 19 e 20 deste mês. Wolkmer destaca que a meta da gestão é oferecer esse tipo de qualificação de forma continuada, tonando cada cidadão, um agente coparticipativo nesse campo da administração pública. De acordo com a Lei Federal nº 9.608/98, que dispõe sobre a prática do serviço voluntário, qual quer pessoa acima de 18 anos podem se tornar um voluntário.

“Dividimos os 50 inscritos em duas turmas, por acreditar que dessa maneira o aprendizado seria otimizado. É um grupo formado por pessoas que atuam na área de guia turístico em Cuiabá e cidades do entorno. Posteriormente, vamos agendar uma data para a realização de uma solenidade de entrega do certificado de participação, com as duas turmas presentes”, pontua o diretor.

O curso foi ministrado pelos seguintes palestrantes: 2º Sarg. Alencar, do Corpo de Bombeiros Militar; Ten. Cel. Paulo, do Corpo de Bombeiros Militar; Técnico da Defesa Civil de Cuiabá, Benedito Augusto; Dr. Gabrielly Silva; Diretor da Defesa Civil, Cel. Wolkmer; Eng. civil Pedro Zanetti; Agente municipal de Proteção e Defesa Civil, Helena Baleroni; Marcos Lenza, biólogo.