Governo / DESENVOLVIMENTO

13 de Abril de 2018 09h00

Vice-prefeito recebe comitiva japonesa e intensifica articulação com segmentos internacionais

13/04/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Explorar as potencialidades de Cuiabá, atraindo a iniciativa privada e contribuindo para o desenvolvimento da cidade. É nesse sentido que o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, tem buscado atuar durante o pouco mais de um ano na Prefeitura de Cuiabá. Nessa quinta-feira (12), por exemplo, Niuan recebeu em seu gabinete integrantes do Consulado Geral do Japão em São Paulo, para debater futuras parcerias que resultem em grandes investimentos para a Capital.  A agenda faz parte do trabalho de estreitamento de relações com segmentos internacionais que o gestor tem executado periodicamente.

Durante a reunião, o vice-prefeito pôde apresentar aos representantes japoneses as mais diversas possibilidades de aproveitamento das riquezas da cidade, principalmente, no sentido de expandir a área industrial, verticalizando o já forte setor existente no município. De acordo com Ribeiro, articulações como esta são de suma importância para Cuiabá, uma vez que, além da excelência na prestação de serviço, a cidade tem também uma natural vocação voltada para o cunho produtivo, de geração de emprego, bem como para a agremiação de diferentes valores que podem movimentar a economia local.

“Nossa ideia é que essas empresas sejam atraídas sempre com o proposito de gerar emprego e renda. Acreditamos no nosso povo, que é trabalhador e caloroso. E, por conta desse fator, vislumbramos que a junção da tecnologia japonesa com a nossa força de trabalho e todas as vantagens que Cuiabá oferece como Centro Geodésico da América do Sul, pode resultar em grandes parcerias, onde os outros países contribuam para o nosso desenvolvimento e, ao mesmo, possam aproveitar todas as riquezas que nosso mercado proporciona”, comentou o vice-prefeito.

O cônsul-geral Yasushi Noguchi lembrou que neste ano será comemorado o aniversário de 110 anos da imigração japonesa ao Brasil e que a intenção é que a celebração conte com o maior número possível de municípios, dentre eles Cuiabá. “É um grande desafio que temos para o Consulado. O Brasil é um país de grande importância para o Japão e queremos estreitar cada vez mais essa relação. Em Cuiabá, por exemplo, estimamos que a comunidade japonesa seja composta por 5 mil pessoas”, pontuou Noguchi.

Outras atuações

Estar em contato direto com as organizações empresariais tem sido um dos principais marcos da gestão Emanuel Pinheiro. Dessa forma, o gabinete da vice prefeitura, liderado por Niuan Ribeiro, também tem buscado movimentações que atraiam grandes empresas para Cuiabá. Desde o início do ano esse trabalho tem sido intensificado e, conforme Niuan, a ideia é que essa forma de atuação seja cada vez mais ampliada ao longo da gestão.

Em fevereiro, por exemplo, o vice-prefeito recebeu representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A reunião foi promovida com a intensão de estreitar os campos comercial, educacional e cultural, entre as duas nações, tendo Cuiabá como um ponto importante no processo. Além disso, no mesmo mês, Niuan debateu com a empresa chinesa CED Prometheus a possibilidade de desenvolver na Capital atividades relacionadas à produção de energia solar.

Outra importante atuação do vice-prefeito aconteceu ainda em janeiro, quando recebeu membros da empresa chinesa de serviços agrícolas, Zhuhai Yuren Agricultural Aviation Co. Ltd., que demonstraram interesse em instalar na cidade uma fábrica de linha de montagem e distribuição de drones agrícolas voltados, principalmente, para a agricultura familiar. A intensão dos chineses é edificar uma estrutura em uma área inicialmente de pelo menos 20 mil metros quadrados, o que permitiria uma produção de aproximadamente 9 mil peças por mês. Para isso, os empresários fariam um investimento estimado de US$ 20 milhões, gerando mais de 500 novos empregos diretos dentro do município.

“É um trabalho que estamos liderando desde o início do ano. Já recebemos a visita de várias comitivas chinesas, de Portugal, e de outros países, sempre no sentido de demonstrar as nossas potencialidades, nossa gastronomia, cultura e valor do nosso povo. Isso tem rendido muitos frutos. É a partir desse trabalho de construção de parcerias, de conscientização de tudo que representa Cuiabá, que temos a certeza que em curto espaço de tempo vamos colher resultados extremamente positivos”, finalizou Niuan.