Governo / DEBATE

08 de Maio de 2019 09h14

Vice-prefeito participa da abertura do Assemae e destaca ações da gestão em prol do saneamento

08/05/2019

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

A Cuiabá dos 300 anos está sediando um dos mais importantes eventos sobre saneamento do Brasil: o 49º Congresso Nacional de Saneamento (CNSA), organizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O Congresso reuniu, no Centro de Eventos do Pantanal, na noite de segunda-feira (6), as principais autoridades do setor de saneamento básico, incluindo gestores públicos e técnicos de municípios de todas as regiões do Brasil. Como ponto de debate principal, o evento ressalta o papel dos municípios para os avanços do saneamento básico de qualidade.

O evento marca os 35 anos de criação da Assemae e os 300 anos da capital mato-grossense. Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito Niuan Ribeiro, participou da abertura do congresso e ponderou sobre o desenvolvimento do processo para que Cuiabá fosse a sede do evento neste ano do tricentenário, sendo inédito na região Centro-Oeste.

“Recebemos o presidente da Assemae em 2017, aqui na Prefeitura e, desde então, viemos trabalhando para que Cuiabá sediasse esse grande congresso. A luta deu certo e, hoje, estamos aqui neste grande debate, que envolve uma série de eixos do tema, auxiliando na construção desse processo, onde sua qualidade impacta na vida de cada munícipe, principalmente dos mais carentes. Além disso, o debate aberto, com a participação de municípios de todas as regiões do Brasil, é agregador no desenvolvimento das ações voltadas às melhorias do saneamento local, que é um problema mais profundo do que parece, sendo de “larga” escala no país, atingindo milhares de pessoas. Vamos trabalhar para que o saneamento seja democratizado e, que, assim, as famílias tenham seus direitos de dignidade humana garantidos”, 

O vice-prefeito também destacou as ações que a gestão atual vem desenvolvendo em prol do saneamento da Capital. Ele lembrou que Cuiabá, agora, conta com 100% de água tratada, que permite a distribuição de água suplementada com flúor para as quase 600 mil pessoas atendidas pela Concessionária da Capital, a Águas Cuiabá.

Outra relevante ação citada pelo gestor, foi o Plano de Investimentos Águas Cuiabá 300 Anos, com o investimento de R$ 228 milhões, que serão aplicados ao longo de 20 meses, abrangendo o saneamento básico, modernizando o Sistema de Abastecimento da Capital e de Rede de Esgoto”. Cuiabá segue rumo à universalização do saneamento básico. E isso é resultado de uma forte atuação da gestão atual, onde a postura tem sido determinante para que os índices de cobertura do essencial serviço evoluam na Capital. Isso é emblemático para Cuiabá, que vive um momento de mudanças, sendo já lembrada entre umas das melhores cidades para se viver”, acrescentou.

 

Turismo da Capital também é lembrado durante o Crongresso 

 

“Cuiabá figura entre os 22 municípios do país, considerados os melhores para se visitar. Isso também coloca o município entre as cidades que mais sabem receber. E a gestão vem investindo em ações que pautam essa capacidade de Cuiabá, levando-a para todo o Brasil.  Queremos, assim, convidar os presentes deste Congresso, à conhecer nossa linda cidade, formada por um povo caloroso e cheio de alegria", declarou Niuan. 

 

Alinhado com as palavras do vice-prefeito,  o secretário-adjunto de Turismo, Marcelo Pires, reforçou sobre o potencial da Cidade Verde e disse que o Congresso também abre portas para a difusão da Capital na esfera cultural e turística. "Cuiabá é atualmente uma cidade preparada para receber eventos que vão desde o pequeno até o grande. Com uma estrutura que não "deixa nada a desejar" a grandes metrópoles, a nossa cidade possui mais de 200 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes e bares, espaços para eventos, com áreas superiores a 12 mil metros quadrados, onde pode se produzir até quatro eventos ao mesmo tempo, aeroporto a 8 km do centro, um parque hoteleiro de 12 mil leitos e, ainda, uma malha viária toda recuperada. Além disso, uma deliciosa culinária e um extenso mapa de locais em meio à natureza -  cachoeiras, rios, matas, apara as famílias fazerem seu lazer, com segurança e conforto. Em meio a todas essas riquezas, a cidade calorosa, como pontou o secretário, tem em sua história a valorização da cultura", ressaltou o secretário.  

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae prossegue até esta sexta-feira (10) no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Considerado o maior evento municipalista da área de saneamento, o congresso tem previsão de reunir mais de 2 mil participantes em uma programação que inclui mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologia e feira de saneamento básico.