Governo / FORMAÇÃO TÉCNICA

25 de Julho de 2019 11h30

Vice-prefeito Niuan Ribeiro celebra a formatura de jovens da Escola Técnica Estadual

25/07/2019

RAFA GOMES

Investir no conhecimento científico e na formação técnica ainda na pouca idade é um dos diferenciais que impulsionará o desenvolvimento econômico de Cuiabá e Mato Grosso, conforme refletiu o vice-prefeito Niuan Ribeiro, durante a colação de grau dos jovens alunos da Escola Técnica Estadual de Ensino Profissionalizante de Cuiabá - ETEP, dos cursos de Agronegócio, Agropecuária e Informática. Durante a solenidade, que aconteceu na noite desta quarta-feira (24), o gestor público orientou os recém-formados a respeito do papel social que passam a exercer, encorajando-os a desbravarem as fronteiras mato grossenses, a fim de contribuírem para o crescimento do estado. 

"Eu digo isso como um jovem que acredita muito no desenvolvimento científico e tecnológico como uma ferramenta para a nossa Capital e - de fato - para todo o país. E a partir desta celebração, começa a nascer uma responsabilidade social para cada um destes formandos, de devolver todos os conhecimentos obtidos ao longo dessa jornada para a nossa região. De agora em diante eles possuem essa missão, entregando seus dons e talentos para que Cuiabá e Mato Grosso se fortaleçam ainda mais. Precisamos de cada um desses novos profissionais, pois sei que nosso estado é vocacionado para o agronegócio, assim como compreendo que para avançarmos a um novo patamar dentro da nossa economia, inovação, tecnologia e conhecimento técnico precisam caminhar lado a lado. E temos um cenário completamente a nosso favor, sendo os donos do maior rebanho bovino e das maiores produções de soja, algodão e milho. Mas diante dessa imensurável riqueza, ainda existem muitas ilhas de pobreza, que não são abraçadas por esse crescimento. Que a partir desse sonho concretizado nesta noite, essas fronteiras mato grossenses ainda não alcançadas possam ser conquistadas por cada um desses vitoriosos jovens", afirmou Niuan, vice-prefeito de Cuiabá.

Diante de 41 formandos, sendo 16 Técnicos em Informática, 11 Técnicos em Agropecuária e 14 Técnicos em Agronegócio, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior do Estado, Stephano Benevides do Carmo, pontuou sobre a importância de investir nessa modalidade de ensino, a fim de garantir maior dignidade para as famílias. De acordo com o gestor, esse tipo de formação abre novas portas para os jovens ingressarem no mercado de trabalho de maneira mais justa, conferindo oportunidades melhores e que sejam mais adequadas, valorizando toda o ensino conquistando ainda na pouca idade.

"Esse grupo de jovens faz parte dos 8% que concluíram o curso Técnico Profissionalizante. O Brasil é uma potência mundial, estando entre as 10 maiores economias do planeta, e nós precisamos - mais do que nunca - investir na educação profissional. Este é o nosso compromisso, fazer com que consigamos ampliar a oferta dessa modalidade de ensino em todos os municípios do estado. Atualmente estamos em 10 escolas técnicas e com 42 unidades remotas, ultrapando a marca de 4 mil alunos. E queremos que esse número cresça cada vez mais, para que mais famílias sejam contempladas pela mudança que essa formação traz para dentro de casa. Hoje temos formandos que passarão a construir uma jornada muito mais promissora, com oportunidades que melhorarão suas vidas e a de seus familiares. Por meio de um trabalho digno e de muito conhecimento, eles começam a escrever uma nova história de sucesso nesta noite", revelou o secretário-adjunto. 

Para a diretora da ETEP, Simey Adriany Alcalá Souza, a conquista desses 41 jovens precisa ser diariamente pautada por alguns princípios, que os ajudarão a traçar sua rota em direção à uma vida profissional bem sucedida. "Amor pela profissão, bom humor para lidar com as adversidades, ética e comprometimento são algumas das crenças que cada um desses novos técnicos precisam adotar em suas rotinas. Alicerçados nessas verdades, eles conseguirão alçar novos voos, vão conquistar seu espaço com graça e determinação e serão a diferença nos contextos onde estiverem posicionados", ponderou.

E ser a diferença na nova profissão é um dos desejos dos alunos formados. Para Mateus da Silva Fragoso, formando do curso Técnico de Agronegócio, a maior inspiração para seguir a nova carreira foi o apoio dos professores, que os auxiliaram a compreender as temáticas ensinadas e se transformaram em modelos a serem seguidos. "Nossa principal homenagem é justamente para eles, que nos apoiaram, nos ajudaram e nos mostraram que é possível chegar mais longe. Com suas formações em Mestrado e Doutorado, eles trouxeram todo o seu conhecimento para dentro da sala, nos inspirando a querer ser melhores e a continuar persistindo nesses cursos. Somos todos muito gratos a eles, pois sabemos de seus esforços para nos ajudar a estar aqui, celebrando essa vitória tão sonhada", concluiu o sorridente jovem.