Governo / DIÁLOGO

06 de Maio de 2022 10h28

Vice-prefeito e secretários recebem visita do Cônsul do Peru e projetam parceria

06/05/2022

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, recebeu na tarde desta quinta-feira (5), a visita do o cônsul-geral do Peru, ministro Teobaldo Reategui San Martin, no salão Nobre do Palácio Alencastro.   O encontro também contou com a presença dos secretários de Turismo, Luís Cláudio Sodré, e de Turismo, Zito Adrien.

Durante a reunião, Martin apresentou aos gestores os produtos de maiores exportações do Peru, falou também sobre o desenvolvimento na área tecnológica, turismo, educação, entre outros assuntos. O encontro serviu para uma troca de ideias, sugestões turísticas e econômicas.

"A Prefeitura de Cuiabá estará sempre de portas abertas para receber, manter o diálogo e construir parcerias que possam trazer grandes avanços para a nossa capital mato-grossense”, disse Stopa.  

A autoridade peruana também sinalizou projeções de novas parcerias para o estreitamento da relação entre Cuiabá e Peru. “Para mim é muito importante como cônsul do Peru estabelecer essa relação com Cuiabá, porque é muito importante agilizar esse comércio bilateral entre o Peru e o Brasil, especialmente os estados que fazem fronteira. Essa é uma janela aberta para comercialização, já que o Brasil é um país muito grande e nós também precisamos exportar nossos produtos. Seria muito importante que a partir desta visita pudéssemos abrir essa janela de importação e exportação”, pontuou Martin.

Seguindo determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, em buscar por meio do turismo a união, integração e aproximação entre os povos, o secretário Zito Adrien reforça sobre a importância da parceria.

“Precisamos quebrar essas barreiras que existem de comunicação e de acesso. Por exemplo, nós temos um aeroporto que até agora não se tornou internacional. Queremos expandir principalmente na área no turismo, é tão importante para nós, já que o Peru que tem uma riqueza no turismo, assim como Cuiabá. Então, estamos começando uma parceria. Ele nos convidou para uma visita junto aos setores produtivos até Lima e vamos planejar isso. Também conversamos sobre efetivar cidades irmãs, que é uma determinação da ONU, e isso trará uma interação de comércio, de turismo e de ajuda mútua. Enfim, estamos começando um trabalho pós-pandemia e veremos como estabelecer essa união entre Cuiabá e Peru”, destacou Adrien.