Governo /

19 de Dezembro de 2011 14h45

SUGESTÃO DE PAUTA: Presépio de “Tchapa e Cruz” será lançado hoje (19-12)

19/12/2011

Sandrine Gahyva – Secom - 8445-2866


Para coroar o Natal 2011, Cuiabá será presenteada com o maior presépio já exposto no centro da cidade: O presépio de “Tchapa e Cruz”. A obra Cristã, que fará o resgate do folclore cuiabano atrelado à mensagem do nascimento do menino Jesus, será lançado nesta segunda-feira (19-12), às 19h, no saguão do Palácio Alencastro (sede da prefeitura de Cuiabá), em frente à Praça Alencastro. O Presépio ficará exposto até 06 de janeiro de 2012.

A arte construída em escala humana, ou seja bonecos com cerca de 1,80 metro de altura, será composta pelos tradicionais personagens de um presépio, mas todos  alusivos à cultura cuiabana. José (pai de Jesus) será um pescador, Maria (mãe de Jesus) será uma cuiabana, o menino Jesus será um “cuiabaninho”, em homenagem a todas as crianças da capital.

Já os três Reis Magos serão representados pela “Folia de Reis”, remetendo as festividades do nascimento de Jesus. Para completar, elementos do folclore cuiabano integrarão à obra, como: Boi Bumbá e animais do cerrado, entre outros.

O artista plástico responsável pelo trabalho, Djalma Maciel, disse que a ideia de unir a arte Cristã à cultura cuiabana é, justamente, a de resgatar a mensagem do Natal de uma maneira mais cotidiana. “Para as pessoas associarem o significado do nascimento de Jesus ao dia-a-dia da nossa Cuiabá”, explicou.

O material utilizado para a confecção dos bonecos é um mistura de nylon e manta térmica, que resulta em um tipo de plástico.

“Cantata de Natal”

A partir desta terça-feira, dia 20, Cuiabá será contagiada pelo som das músicas natalinas no Encontro Ecumênico de Coros, com a tradicional “Cantata de Natal”. O evento é uma parceria da prefeitura de Cuiabá com o Museu de Artes Sacras de Mato Grosso (MASMT), e acontece de 20 a 25 de dezembro, na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho de Cuiabá (Seminário), a partir das 18h. A entrada é um 1 (um) litro de leite.

Serviço

Assunto: Lançamento do Presépio de “Tchapa e Cruz”

Data: 19 de dezembro (segunda-feira)

Horário:  19 horas

Local: Saguão do Palácio Alencastro (sede da prefeitura de Cuiabá), em frente à Praça Alencastro