Governo / DESENVOLVIMENTO

12 de Novembro de 2021 06h01

Stopa recebe estudo que identifica e mitiga impactos ambientais da implantação da Ferrovia Vicente Vuolo

12/11/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito em exercício José Roberto Stopa recebeu na quarta-feira (10), da Rumo Logística, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto de implantação da Ferrovia Estadual Sen. Vicente Emílio Vuolo, em Cuiabá. O encontro com representantes da empresa foi articulado pelo secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Voulo.

O estudo de impacto é uma importante ferramenta utilizada para avaliar as possíveis interferências, antecipando e criando medidas mitigadoras e de controle ambiental. A realização do EIA está amparada na Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81) e leva em consideração o fato de que todas as ações e execuções de obras, principalmente de grande porte, resultam em consequências para o meio ambiente.

“A construção da Ferrovia Vicente Vuolo é uma das melhores coisas que poderia acontecer em Cuiabá. É um transporte sustentável, que colabora com o meio ambiente e, ao mesmo tempo, potencializa o escoamento da produção agropecuária. Com toda certeza, estaríamos hoje em um contexto econômico muito melhor, caso os investimentos na implantação de ferrovias fossem maiores”, comentou o prefeito em exercício.

Conforme o projeto elaborado pela Rumo Logística, serão implantados cerca de 730 quilômetros de linha férrea, ligando Cuiabá a Rondonópolis e ainda passando por municípios como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Estão previstas também a conexão dos trilhos com a malha ferroviária nacional (Porto de Santos) e a construção de pelo menos três terminais, sendo um na capital mato-grossense.

De acordo com o cronograma, as obras serão iniciadas em 2022 e o inicio da operação do trecho entre Cuiabá e Rondonópolis deve ocorrer no ano de 2025. “É um sonho de mais de 40 anos que estamos tendo o prazer de acompanhar sua realização. Cuiabá está crescendo e a chegada da ferrovia vai dar sua colaboração. Novos empregos serão criados, geração de renda e todo o foco industrial voltado para nossa cidade”, pontuou Francisco Vuolo.