/ PARCERIA

14 de Novembro de 2021 05h58

Stopa elenca ações para potencializar o setor do turismo e reafirma trabalho pelo desenvolvimento da capital

14/11/2021

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, recebeu representantes do trade turístico e da Federação do Comércio (Fecomércio) que reafirmaram à gestão as principais demandas da categoria. A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.  

“A Prefeitura não pode e não vai parar. Já avançamos e temos a proposta de dar continuidade ao desenvolvimento da cidade. Ao final desses próximos três anos, Cuiabá será uma cidade ainda melhor para se viver e, seguindo sempre, aos critérios de respeito, diálogo e pautado pelo trabalho”, disse o prefeito em exercício, José Roberto Stopa.

Durante o encontro reailzado no Salão Nobre do Palácio Alencastro no dia 10, Stopa apresentou um breve balanço das ações executadas visando fomentar os segmentos econômicos extremamente penalizados  em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Baseado em dados, mediante todo o suporte técnico, e em parceria com os setores,  construímos medidas da forma mais correta possível. O gestor não tem que atrapalhar e, sim, contribuir para o crescimento. Com certeza, o comércio avança muito mais, o setor do turismo ganha com à visitação, com aumento do público. Cuiabá é uma cidade pujante e a gestão trabalha muito para potencializar o turismo”, acrescentou.

Um dos incentivos elencados, trata-se da  Campanha de Natal da Prefeitura de Cuiabá 2021. O concurso irá premiar com a  com redução do IPTU os estabelecimentos que apresentarem a mais bela decoração para o período de festas de fim de ano. A iniciativa recebeu aval dos empresários.

“Importante frisar ainda as turmas do programa Qualifica Cuiabá, que já está em sua 3ª edição, e que disponibilizará cursos voltado para área da Hotelaria, para a formação de camareiras. Várias ações executadas para atendimento às demandas de uma capital que está em franco desenvolvimento e que vai carecer de qualificação profissional”, pontuou o prefeito.

“Essa parceria com o trade turístico é extremamente importante para que se consolide a nossa meta, que é de fortalecer o potencial turístico da capital na geração de emprego e renda. Esse apoio e reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo”, declarou o secretário, Oscarlino Alves.

Oscarlino pontuou que alguns projetos voltados para o turismo estão em fase de implantação, como o aplicativo para divulgação de rotas do turismo em Cuiabá, que irá disponibilizar um roteiro completo de gastronomia, além de rotas das igrejas, Centro Histórico, rotas das cervejarias artesanais, dos balneários, pesca esportiva, além de um calendário de eventos”, explicou Oscarlino.

O secretário municipal de Governo, Luís Cláudio Castro Sodré, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação (Cetur-MT) e presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado (SHRBS-MT), Luiz Carlos Nigro, participaram da reunião junto com representantes do trade turístico.