Governo / APERFEIÇOAMENTO

13 de Novembro de 2018 17h12

Servidores da prefeitura participam de capacitação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado

13/11/2018

JULIA MILHOMEM

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Arquivo

Cerca de 40 servidores da Prefeitura de Cuiabá participaram das capitações Gestão Eficaz e Consciência Cidadã, ambas realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O evento aconteceu em dois dias, 08 e 09 de novembro, e abordou diversos assuntos como informações atualizadas sobre contratos públicos, contratações, licitações, gestão orçamentária e financeira; aposentadorias, relações do poder público com organizações do terceiro setor; parcerias público privadas, entre outros assuntos relevantes da Administração Pública.

A exemplo está o Programa do Consciência Cidadã, o qual teve como objetivo principal de estimular os servidores, enquanto cidadãos, a exercerem o controle social e assim fiscalizar a aplicação dos recursos públicos ao cobrar a qualidade da prestação dos serviços oferecidos pelas instituições públicas.

Segundo o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, essa parceria entre o TCE e a Prefeitura de Cuiabá é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o qual tem contribuído para resultados ainda mais satisfatórios nas ações de governo, sempre com a caracterítica e a ênfase na transparência.

Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, o evento é uma grande oportunidade de aprendizado para todos, além de figurar como um importante espaço para o compartilhamento de experiências e informações na criação de uma sociedade mais justa e democrática.

Entre os funcinário públicos municipais participantes da capacitação esteve  Ivomar Angonesi, servidor da Vice-Prefeitura, qual participou dos dois dias de curso e destacou a importância de se instruir acerca de assuntos voltados ao trabalho realizado na prefeitura, principalmente na área que se envolve diretamente, o financeiro. "Um dos maiores temas abordados foi a questão de se trabalhar com recursos públicos, principalmente neste momento em que cada vez mais secretarias e ministérios serão diminuídos. Nós teremos que readequar as verbas e utilizar de forma consciente e responsável. Cursos como este faz com que o servidor cresça tanto profissional como de forma pessoal’’, ressaltou.