Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / AVANÇOS

15 de Outubro de 2018 18h00

Serviços de reordenamento do cabeamento aéreo da área Central seguem dentro do prazo

15/10/2018

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

Com o cronograma de trabalho sendo cumprindo dentro do prazo estipulado no Termo de Compromisso assinado em agosto deste ano, os serviços de reordenamento do cabeamento aéreo da área Central da Capital estão em ritmo acelerado e os resultados já podem ser observados na Avenida Mato Grosso, onde iniciou-se a limpeza.  Esses resultados foram apresentados em reunião, nesta segunda-feira (15), entre o corpo de gestores da Prefeitura de Cuiabá e a equipe da Energisa Mato Grosso junto com representantes das companhias de telecomunicações.  

Na ocasião, as equipes dialogaram sobre os resultados e a forma com que as operadoras estão executando os serviços pelas vias - que compreende um quadrilátero formado, além da Mato Grosso, pelas Avenidas Ten. Cel. Duarte, Dom Bosco e as ruas Estevão de Mendonça, Joaquim Murtinho, 13 de Junho e Barão de Melgaço.  Dessas, a primeira parte, como apresentado no encontro, está sendo executada na circunferência das vias da Mato Grosso -  já finalizada -, Dom Bosco -  onde as equipes já iniciarão a limpeza - e Estevão de Mendonça, passando pela Prainha.  Após a execução da quadrilátero externo, as equipes passam para a parte interna da área: 13 de Junho, Joaquim Murtinho e Barão de Melgaço.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, avaliou que as partes envolvidas têm desempenhado um bom trabalho, cumprindo com o acordado nos encontros anteriores.  Ele ainda lembrou que o calendário de reunião mensal - com o prefeito e equipes administrativas – e quinzenal – com a equipe operacional e companhias - foi uma solicitação do chefe do Executivo, no intuito de realizar o acompanhamento, exposição dos pontos que precisam ser ajustados e, assim, juntos encontrar soluções eficientes nessas tratativas, facilitando a execução da ação dentro do tempo e com qualidade.  

“Venho monitorando, juntamente com a Energisa, de perto a execução dos serviços pelas companhias e o processo está atendendo a expectativa que o prefeito traçou quando buscou a parceria. Com um plano de ação mais preciso e a união das operadoras, agora trabalhando em conjunto nos locais, temos alcançado melhores resultados. Hoje, o importante é não paramos com a efetivação do plano de trabalho, mesmo diante das dificuldades, pois isso coopera para entregarmos as benfeitorias à população até janeiro de 2019, como o prefeito espera. Os encontros continuam pelos próximos meses, para que possamos trocar essas ideias e estreitar a parceria ainda mais”, destacou Stopa.

Para o diretor-técnico Comercial da Energisa, Amaury Damiance, os encontros estão oportunizando uma troca muito enriquecedora a ambas as partes e isso pactua no aprendizado de todos. É uma ação única, como já foi expressado pelo nosso presidente Riberto José, no qual se ganha todos, mas principalmente, a população, que terá uma cidade mais limpa, embelezada, além de sustentável, preservando o meio ambiente. E seguindo isso, os debates trazem uma visão mais clara do processo e nos auxilia a entender o melhor caminho para efetivação dos serviços. Saímos daqui hoje, satisfeitos e com mais ideias a serem desenvolvidas nas próximas vias”, concluiu Amaury.

A próxima reunião ficou agenda para o dia 9 de novembro, às 14h, na sede da Energisa, com pauta de apresentação do antes e depois das avenidas e ruas que compõem o projeto, das quatro companhias.

Também participaram do encontro os secretários de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo; de Comunicação, Júnior Leite; de Ordem Pública, Leovaldo Sales; o ajunto de Governo e Relações Institucionais, Lincon Sardinha Costa; o procurador-geral do município, Luiz Antônio Possas; e representantes das companhias de telecomunicações Tim Brasil, OI, Vivo e NET.