Governo / TRANSFORMAÇÃO

30 de Novembro de 2017 14h32

Seis novas Unidades Básicas de Saúde vão desafogar Pronto Socorro

30/11/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Davi Valle

Arquivo

As seis novas Unidades Básicas de Saúde lançadas na Capital nos últimos dois meses vão transformar a vida das comunidades cuiabanas. Com o início das obras da UBS Nova Conquista, celebrado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na manhã desta quinta-feira (30), 12 bairros serão contemplados, beneficiando cerca de seis mil pessoas diretamente. Para o Chefe do Executivo, o investimento na atenção básica será um agente fundamental para desafogar o grande fluxo de pacientes no Pronto Socorro.

“O cuidado preventivo e inicial é o foco da nossa gestão. Trabalhamos arduamente para garantir a concretização dessas obras, com a certeza de que o atendimento primário é crucial para coibir o agravamento de enfermidades. Além disso, queremos encerrar com os constantes diagnósticos tardios, um dos grandes conflitos que a saúde pública enfrenta. É por isso que a Prefeitura de Cuiabá investiu mais de um milhão nessa estrutura, que vai contar com quase 500 m², oferecendo muita saúde através de consultas, coleta de exames laboratoriais, vacinas, e atendimento odontológico dentro das comunidades. Estamos trazendo qualidade de vida para essa região, abraçando uma parcela considerável da nossa população que permanecia desassistida. Esta UBS, ao lado das demais, será um instrumento de suma importância para desobstruirmos o nosso Pronto Socorro, sendo um forte aliado na condução de Cuiabá para um novo tempo, onde os pacientes são recepcionados e tratados com presteza e eficiência, prezando pela integridade física de cada cidadão que conta com a saúde municipal”, afirmou Pinheiro.

O vasto alcance da nova unidade de saúde é um dos aspectos de maior impacto nas comunidades beneficiadas. Contemplando também os bairros Ouro Fino, João Bosco 1 e 2, Serra Dourada, Pádova, Ana Maria, Serra Azul, Vila da Serra, Wantuil de Freitas e os Loteamentos Santomé 1 e 2, o espaço já é motivo de comemoração pela vizinhança, que desacreditava da possibilidade de receber a estrutura composta por três equipes da Saúde da Família na região. Segundo o presidente do bairro Nova Conquista, Jamilson Moura, o início dos trabalhos reflete o interesse municipal em resgatar uma proposta quase perdida.

“As emendas parlamentares estavam à nossa disposição, mas por muito pouco não perdemos a grande oportunidade. O empenho do prefeito Emanuel Pinheiro - em reter esses recursos para executar a unidade - fez a diferença, e com uma equipe bem estruturada ele já está mudando a realidade do nosso bairro e de tantos outros. Estamos realizados por essa vitória, na esperança de que só caminharemos para frente a partir deste dia. Em breve teremos um novo ponto de atendimento, próximo da comunidade, evitando longos deslocamentos”, afirmou.

A satisfação com a retomada da UBS e com o começo das obras contagiou também os moradores contemplados. As vizinhas do Residencial Ana Maria, Sancha Rosa, Janete Maria de Oliveira e Valderida Lima Teicheira, compartilharam o entusiasmo de saber que um novo tempo as aguarda.

“Nós viemos para cá quando não existia nada, somos as primeiras moradoras. Estávamos distantes de tudo, mas quisemos construir nossa vida aqui. Saber que a UBS vai finalmente chegar à região é maravilhoso. Não precisarei mais me deslocar para outros bairros distantes em busca de atendimento. Tudo vai mudar”, afirmou Sancha, esboçando sorriso.

Completando seu raciocínio, Janete reforçou o quanto o local vai aprimorar o atendimento no Pronto Socorro. “Muitas pessoas buscam o hospital para tratar problemas de saúde que a própria unidade básica consegue oferecer. Com a atenção primária dentro dos bairros, os moradores não precisarão buscar o serviço público tão longe de suas casas. As coisas ficarão mais simples e rápidas, beneficiando a todos”, concluiu.