Governo / ESPORTE

23 de Março de 2018 09h10

Sec 300 amplia suas atividades incluindo parcerias em ações esportivas

23/03/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

A Secretaria Extraordinária dos 300 Anos ampliou suas atividades anunciando que vai trabalhar com um calendário esportivo para a programação dos 300 Anos. Sua primeira ação será a 4ª Corrida Cheia de Charme, que acontece neste sábado (24), às 19h, na Orla do Porto, com a participação de atletas do sexo feminino. A outra parceria esportiva firmada pela pasta é o Circuito Ultramacho – Cuiabá / Coxipó do Ouro que vai acontecer nos dias 28 e 29 de abril.

Pensando em apoiar as práticas esportivas, a Secretaria Extraordinária dos 300 anos, motivada pela quantidade de eventos e novos adeptos do seguimento, começa a investir em um calendário esportivo com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso da população ao esporte e ao lazer incluindo ações diferenciadas voltadas aos públicos específicos como atividades direcionadas às mulheres, aos universitários, aos idosos, e as pessoas com deficiência.  

Para isso, o secretário Extraordinário dos 300 Anos, Júnior Leite pretende promover e apoiar competições e eventos esportivos acessíveis e que motivem a prática esportiva regular, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população em todas as faixas etárias, articulando as ações e competições esportivas.

“O que a gente pretende, a princípio, é apoiar aqueles realizadores que já tem algum trabalho voltado ao esporte para que a prefeitura faça parte desses eventos. Para isso, estamos abertos às parcerias”, disse o secretario Júnior Leite.

Sobre a primeira parceira, de uma serie de ações planejadas pela secretaria, a organizadora da Corrida Cheia de Charme, Veridiana Ferraz destacou a oportunidade, que chega em um momento em que a  competição está consolidada, na sua quarta edição, com a participação de 1.300 mulheres.

“Esta corrida é voltada exclusivamente ao público feminino, e é muito comum no país a fora. Em Cuiabá ela vem crescendo a cada edição. Hoje conseguimos atrair corredoras de vários municípios do Estado. Estamos muito contentes em saber que temos esta abertura dentro da Prefeitura de Cuiabá e que podemos contar com eles. Procurei o secretário e ele prontamente atendeu nosso pedido, liberando a Orla do Porto para a competição”, gradeceu Veridiana.

Outro apoio fechado pela pasta é o Ultramacho, maior evento multiesportivo com canoagem do Brasil, no  Circuito Cuiabá/Coxipó do Ouro. Conforme a organizadora do evento Maria Rita Ferreira Uemura o circuito é composto por três etapas, a primeira realizada em Cuiabá, entre os dias 28 e 29 de abril. As demais etapas serão realizadas no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães e Jaciara.

Cada etapa do Circuito possui seis provas para todos os níveis de atletas: maratona de mountain bike, duathlon (corrida e mountain bike), Endurance (canoagem, corrida e mountain bike), corrida em trilha de 21 km e 12 km, e corrida infantil. A competição reúne aproximadamente 1.500 atletas.

"Agradecemos a Prefeitura de Cuiabá por abraçar a proposta e inserí-la dentro das comemorações dos 300 anos. Esta será nossa forma de participarmos no aniversário da capital de Mato Grosso. Acreditamos que realizar um evento justamente na região onde o homemrealizou seus primeiros movimentos na capital é uma forma de homenagear os pioneiros de Cuiabá. Existe uma grande sinergia entre os atletas que participarão do Ultramacho e os bandeirantes. São aventureiros, possuem uma ligação com a natureza e o espírito de superação é muito forte. Enfim, um Ultra é o bandeirante moderno”, concluiu a organizadora.