Governo / PARCERIA

18 de Maio de 2018 14h49

Reunião debate demandas para o fortalecimento da 12ª edição do Liquida Centro

18/05/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá e o Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT) iniciaram nessa quinta-feira (17) as tratativas visando os alinhamentos necessários para a realização da 12ª edição do Liquida Centro. O evento que, para este ano, está programado para ocorrer do dia 9 a 14 de julho, possui aproximadamente 600 lojas da região central envolvidas e costuma atrair mais de 150 mil consumidores.

Durante o encontro, além de pautas relacionadas diretamente ao Liquida, a comitiva de comerciantes trouxe também até o prefeito Emanuel Pinheiro diferentes solicitações consideradas importantes para o desenvolvimento de uma gestão em parceria com os diversos segmentos da sociedade civil organizada. Dentre os assuntos discutidos estavam o aperfeiçoamento na Lei 6.184/2017, que instituiu a Semana Liquida Centro no calendário municipal, implantação do estacionamento rotativo, e outras ações de melhorias do Centro Histórico.

“Tenho um compromisso muito grande de promover o resgate do Centro Histórico, que é o coração da cidade. Sempre mantendo o diálogo e a parceria com outros setores, estamos executando ações que vão fomentar a movimentação popular e favorecer o comércio local. Começamos pela grande transformação na Praça Alencastro e com a inovadora Estação Alencastro. Temos também a revitalização de outras praças e o recapeamento das ruas e avenidas centrais. Todavia, existem ainda muitos outros projetos que, até o ano de 2020, vamos colocar em prática, retomando a vida pulsante dessa região”, comentou o prefeito.  

Por ser um evento que acontece tradicionalmente desde 2006, o presidente do Sincotec-MT, Roberto Peron, afirmou a previsão é de que neste ano todas as expectativas sejam superadas, gerando milhares de empregos diretos e fomentando a economia da Capital. O presidente destacou ainda que as ações de melhorias que o Município tem executado na região central como, por exemplo, a revitalização das praças e recapeamento das vias públicas estão proporcionado a criação de um ambiente cada vez mais propício para o avanço comercial da cidade.

“É um evento que vai gerar emprego e renda para Cuiabá, trazendo mais resultados aos nossos comerciantes que até hoje lutam para que o Centro Histórico não morra. Ele é o nosso maior shopping a céu aberto da nossa Capital e acreditamos que possamos crescer ainda mais. O Liquida Centro é uma ação já consolidada entre os consumidores, que todos os anos aguardam por esse momento. Por isso, precisamos sempre contar com apoio da Prefeitura, não só na questão da publicidade como também em outras medidas que ajudam a fortalecer”, explicou Peron.

Articulador da reunião, o vereador Orivaldo da Farmácia classificou o momento como mais uma etapa de solidificação da união entre o poder público e o setor empresarial. Segundo ele, o diálogo entre as partes é uma grande ferramenta para a melhoria na gestão municipal, na economia e, consequentemente, na vida de todo cidadão cuiabano. “É uma oportunidade em que a Prefeitura tem para passar a informação aos empresários e ouvir suas demandas. Todos são grandes geradores de empregos e que desejam dar sua contribuição para o desenvolvimento da cidade. Isso com toda certeza deve resultar em bons frutos”, pontuou o parlamentar.

O ato de debate contou também com as presenças do secretário municipal de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho, do vereador Antônio Lemes, e do presidente da Associação dos Lojistas do Centro Histórico (ALCHIC), João Batista.

O evento

O Liquida Centro é um evento organizado pelo Sindicato do Comércio de Tecidos Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso, que tem como grande objetivo oferecer ao consumidor descontos de até 70% em produtos de estoque. Por meio dessa ação, o Sindicato almeja também o crescimento no volume de vendas e o aumento no fluxo de pessoas na região central de Cuiabá.