Governo / DEMOCRATIZAÇÃO

23 de Janeiro de 2019 15h40

Reunião Cuiabá 300 Anos reúne mais de 100 representantes de diferentes segmentos

23/01/2019

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Com o objetivo de fomentar a participação da população nas ações de comemorações do tricentenário da Capital, a Prefeitura de Cuiabá realizou nessa terça-feira (22) a 1ª Reunião Cuiabá 300 Anos. Organizado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, o evento aconteceu no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Durante cerca de três horas de debate, representantes de segmentos religiosos, culturais, esportivos, empresariais e órgãos governamentais puderam conhecer e opinar sobre as propostas que a Sec 300 planeja executar para as festividades de aniversário da cidade. Além disso, também foi aberta a oportunidade para a apresentação de sugestões e projetos próprios, que podem ser inseridos no calendário de eventos, tanto de 2019 quanto para 2020.

Na ocasião, foram explanadas ações como, por exemplo, carnaval, festividade do aniversário, escolha da Rainha dos 300 anos, baile dos 300 anos, projeto de recepção de turistas no aeroporto e criação do espaço Cuiabá 300, no Goiabeiras Shopping. Para a titular da Pasta, Cely Almeida, o encontro cumpriu com seu propósito de envolver variados segmentos da sociedade no processo de construção do importante momento para o município.

“A realização desse fórum, além de efetivar uma atribuição legal da Secretaria, nos ajudou a dar mais um passo no nosso planejamento de democratização da participação nas ações dos 300 anos. O prefeito Emanuel Pinheiro nos determinou que executássemos a missão de envolver toda cuiabanidade nas festividades e, nesse ato, conseguimos reunir representantes de importantes entidades governamentais e não governamentais”, destacou Cely.

A secretária afirmou ainda que o resultado deve ser considerado extremamente positivo e explicou que o próximo passo é o de colher todas as ideias manifestadas, fazer uma análise e, a partir da aprovação do Comitê dos 300 Anos, encaminhar para a chancela do prefeito Emanuel Pinheiro. “Considero que a reunião foi um grande um sucesso e estou muito feliz com o resultado obtido. O mais importante é que quem participou também aprovou e deu sugestões sobre o que realmente Cuiabá quer ter como comemoração”, disse.

A cantora cuiabana Deize Águena avaliou o encontro como positivo, pois serviu como espaço de discussão e alinhamento de diversas questões. Segundo a artista, um importante ponto que foi possível conhecer por meio da reunião foi a existência de projetos semelhantes, em que os autores podem formar parcerias e complementarem as ideias. Ela enfatizou ainda que o evento deu voz para todos e fez com que os participantes sentissem uma verdadeira representatividade.

“Nessa reunião, pudemos perceber que muitos projetos estão em andamento, alguns aprovados e com a verba disponível para execução. Por isso, minha sugestão foi que todos fizessem uma analise e identificasse aqueles semelhantes, para que uns possam colaborar com outros. Dessa forma vamos otimizar e conseguir alcançar nossa meta”, comentou a cantora.