Governo / INVESTIMENTO PRIVADO

14 de Agosto de 2018 13h00

Relógio dos 300 anos começa a ser construído próximo à Praça Oito de Abril

14/08/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Com a primeira estrutura finalizada e entregue à população, a Prefeitura de Cuiabá trabalha agora na edificação do segundo relógio de contagem regressiva para os 300 anos da Capital. Seguindo o mesmo modelo de parceria com iniciativa privada, no qual a empresa vencedora do Chamamento Público faz todo investimento necessário, o totem está sendo construído no canteiro central localizado ao lado da Praça Oito de Abril. A obra no local iniciou a cerca de duas semanas de deve durar mais uns 15 dias.

Desta vez, o recurso está sendo aplicado pela empresa Penalux Comunicação Visual. Igualmente ao que foi instalado no entroncamento entre as avenidas Mato Grosso e Ten. Cel. Duarte (Prainha), o relógio da Oito de Abril terá 15 metros de altura e 6 metros de largura. As medidas seguem a padronização estabelecida pelo projeto desenvolvido pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos. O valor a ser investido apenas na construção do relógio varia entre R$ 250 mil a R$ 300 mil, podendo sofrer alteração conforme o fornecedor escolhido pela empresa vencedora do certame.  

“As instalações dos relógios fazem parte de um plano que definimos logo quando os trabalhos da Sec 300 foram iniciados. Na ocasião, determinei que se conseguisse atrair três parceiros da iniciativa privada para que, pelo menos três desses equipamentos, fossem entregues para a cidade. Todos seguem o mesmo padrão, podendo, obviamente, algum ter uma qualidade a mais do que o outro, em virtude do poder de livre escolha que as empresas têm. Na questão do preço também pode haver alguma diferença, já que o investimento não é efetuado pela Prefeitura, dando total liberdade para que o parceiro escolha o fornecedor de sua preferência”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Um terceiro relógio também está previsto para ser edificado no cruzamento entre as avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Dr. Hélio Ribeiro. Todos eles são construídos com as mesmas especificações técnicas e com contornos da tradicional viola de cocho. Além disso, apresentam painéis de alta resolução, com 20 metros quadrados ambos os lados. Estes podem ser utilizados tanto pela empresa patrocinadora - para exploração publicitária de 50% do tempo – quanto pela própria Prefeitura, com a transmissão de campanhas institucionais. A medida é válida por três anos, podendo ser prorrogada de acordo com o interesse de ambas as partes.

“Os locais foram escolhidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em conjunto com cada patrocinador. Uma vez que a empresa irá fazer o investimento, ela também tem a liberdade para participar da seleção da localização. Evidentemente, isso é feito dentro de um plano pré-estabelecido pelo gestor da cidade. Na avenida Mato Grosso já existia uma estrutura emblemática e nós só fizemos a substituição do equipamento. O da Praça Oito de Abril está levando em consideração o fato de ser um local histórico de comemorações. No Centro Político Administrativo a instalação foi pensada para atender a demanda do grande fluxo de pessoas que passam pelo local, que também poderão acompanhar a contagem regressiva e todas as informações que o relógio proporciona”, pontua o secretário de Inovação e Comunicação Júnior Leite.