Governo / MOMENTO INOPORTUNO

08 de Junho de 2021 08h55

Reforçando discurso de Emanuel, vice-prefeito vê Copa América com ressalvas e defende foco na vacinação

08/06/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, reforçou o discurso do prefeito Emanuel Pinheiro e afirmou que enxerga com ressalvas a realização da Copa América 2021. Segundo ele, não só na capital mato-grossense, mas em todo o Brasil, o momento não é o mais adequado para sediar um evento de tamanha magnitude, como é o torneio que irá reunir as principais seleções de futebol da América do Sul.   

“Vivemos o mais grave problema sanitário da história de Cuiabá. E, mesmo diante de tudo que estamos presenciando, ainda vamos correr o risco de promover algo que pode aumentar os índices de casos? Não quero criar polêmicas. No entanto, acredito que não é propício fazer um evento dessa magnitude neste momento. É um torneio que não cabe a realização em Cuiabá e em nenhuma cidade do Brasil”, argumentou.

Assim como já declarado pelo chefe do Executivo municipal, o vice-prefeito também destacou que todos os esforços, neste difícil momento enfrentado nacionalmente, deveriam estar concentrados na busca por novas doses de vacina. Stopa afirmou ainda concordar com a solicitação feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro de que Cuiabá fosse compensada com a imunização em massa da população.

“Quando o prefeito fez a cobrança pela chegada de novas doses de vacina, fui uma das primeiras pessoas a mandar mensagem parabenizado pela atitude. Ele está correto nessa reivindicação. Primeiro temos que concentrar esforços na vacinação, pois é ela que vai salvar vidas. Se o nosso foco fosse esse desde o começo, não estaríamos neste momento com esse número alarmante de vidas perdidas, de famílias dilaceradas. A vacina é a prioridade”, relatou.  

Apesar do posicionamento, o vice-prefeito lembrou, todavia, que a decisão de realizar ou não passa pelo Município, sendo um ato de responsabilidade do Governo Federal e do Governo do Estado de Mato Grosso. “Agora, caso realmente ocorra, é preciso trabalhar para que as medidas de biossegurança sejam rigorosamente seguidas, evitando uma maior disseminação dos vírus e superlotação dos nosso hospitais”,  

Conforme a tabela divulgada pela Conmebol, entidade responsável pela organização do torneio, Cuiabá será sede de cinco jogos da Copa América 2021. As partidas entre as seleções da Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai, ocorrerão na Arena Pantanal.