Governo / NATAL ILUMINADO

15 de Dezembro de 2017 20h22

Rasqueado e hip hop animam o Natal Iluminado na Praça Alencastro

15/12/2017

ANDRESSA SALES

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Rasqueado tomou conta da Praça Alencastro nesta sexta-feira (15), no Natal Iluminado. Durante todo o dia, numa iniciativa inédita da gestão Emanuel Pinheiro, muitas pessoas que passaram pelo local aproveitaram a animação dos grupos que apresentaram o  som tradicional da cultura cuiabana e conheceram um pouco das obras de artistas plásticos locais.

Em homenagem ao “Dia do Rasqueado Cuiabano” (15) musicos como Os Bengalas, Djalma Antunes, Dilson de Oliveira,  Roberto Lucialdo – Rei do Rasqueado, Eduardinho do Mistura & Kethelen, Mateuzinho do Teclado e outros se apresentaram na praça.

Enquanto algumas pessoas paravam para ouvir, outras aproveitaram para exibir os passos tradicionais da dança.

A iniciativa faz parte da proposta do Prefeito Emanuel Pinheiro de resgatar a cultura local e a tradição do centro histórico da Capital, como um local de lazer para as famílias cuiabanas.

O Natal Iluminado vem agradando a quem passa pela Praça Alencastro. A comerciária Maria do Carmo, disse que “a praça está voltando aos seus velhos tempos. Quando era um local para encontrar amigos e passear com as crianças”.

Nos últimos dias, uma intensa programação cultural e gastronômica tem animado àqueles que passam pelo local.

Na noite da última  quinta-feira (14), o Natal Iluminado da Praça Alencastro, foi marcado pela “Batalha do Hip-Hop”. Reunidos para um confronto, jovens e crianças de diversas idades duelaram ao som de rimas e versos, que proporcionaram aos visitantes, conhecer um outro tipo de manifestação artística.

A Batalha Alencastro reuniu 28 mc’s inscritos e mais  16 participantes, que em três rounds, com duração de 30 segundos para cada adversário e um minuto de confronto direto no terceiro round, deram a vitória da batalha o Mc Gabriel da cidade Várzea Grande.

O Dj Taba, responsável pelas apresentações, elogiou a iniciativa do Prefeito Emanuel Pinheiro e disse que  o evento superou as expectativas e representa a abertura da gestão municipal as várias vertentes culturais existentes na capital.

“Essa foi a primeira batalha que realizamos simbolicamente após a revitalização da praça. São três anos realizando a Batalha Alencastro e podemos comemorar a oportunidade de estarmos na programação do Natal Iluminado da Prefeitura de Cuiabá divulgando o nosso movimento, que que muitas vezes é marginalizado. Estar na agenda do município é uma conquista, e acreditamos que o público da praça aprovou a nossa arte”, afirmou.

De acordo com o secretário extraordinário dos 300 Anos, Júnior Leite, a programação inclusiva faz parte do modelo de gestão humanizada implantado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com toda a segurança e acessibilidade necessária.

 

“A Prefeitura quer que esse espaço da praça seja ocupado, e isso inclui o movimento de hip hop, assim como outras manifestações culturais, como o coral dos aposentados da Prefeitura, o espetáculo de comédia dos artistas regionais, danças, banda de música, e demais atrações”, disse ele.