Governo / CRESCIMENTO

09 de Novembro de 2017 12h01

Propostas para fomentar a economia local e no Centro Histórico são debatidas

09/11/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá dialogaram sobre o fomento na economia da Capital, concomitantemente com o investimento no comércio do Centro Histórico, através de iniciativas. Ao longo do encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (08), os gestores abordaram a importância do poder público e da sociedade civil organizada em trabalhar de maneira conjunta, pensando em mecanismos e soluções que promovam o giro financeiro na cidade, motivando os lojistas da região central, a população e estimulando a participação de empresas locais na prestação de serviços ao município.

“É sempre bom receber líderes como o presidente da associação, Jonas Alves de Souza, para que possamos unir forças em prol de uma Cuiabá melhor. A construção de uma cidade que funcione e integre todas as suas extremidades em seu processo de desenvolvimento – principalmente o nosso Centro Histórico – é um trabalho feito a diversas mãos, que contam com a participação popular e o engajamento das lideranças dos inúmeros setores existentes. A Prefeitura quer ouvir a comunidade de lojistas e empresários que contribuem para o crescimento de nossa cidade e continuaremos nos reunindo para tratar dos futuros projetos que estão em fase de consolidação para que eles possam trazer sua expertise para a execução dessas propostas. Estamos também planejando uma transformação na região central e precisamos desta participação efetiva”, afirmou Pinheiro.

Contribuir para a formalização de políticas públicas que englobem não apenas o centro histórico, mas vá ao encontro de toda a comunidade cuiabana, é um dos atributos fundamentais mais explanados durante a reunião. Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves de Souza, a cidade precisa continuar melhorando em todos os seus aspectos, ainda que esteja diante de uma crise econômica de cunho nacional, que consequentemente surte efeitos em âmbito local.

“Entendemos que ainda enfrentamos um contexto econômico adverso, mas temos um interesse latente em ajudar nossa Cuiabá a se desenvolver. Por isso viemos nos colocar à disposição para parcerias e outras formas que viabilizem a realização de melhorias. Campanhas como a que estamos desenvolvendo para o Natal e tantas outras ações são exemplos positivos de que juntos podemos gerar um ambiente cada vez mais favorável para o nosso desenvolvimento como Capital, propiciando um cenário melhor para os negócios, à medida que traz a população para o centro da cidade. Este estímulo ainda permite que novos empregos sejam gerados e que a nossa movimentação financeira cresça. É por isso que também estamos realizando o Fomenta Cuiabá, um programa estadual que visa sensibilizar os empresários e a gestão municipal a pensar no comércio local, desenvolvendo editais para a prestação de serviço ao poder público que possibilitem a participação de micros e pequenos empreendedores da cidade”, concluiu.