Governo / COMPROMISSO

19 de Junho de 2020 07h01

Programa da 1ª dama pioneiro no Brasil têm formato semelhante promovido pelo princípe William no Reino Unido

19/06/2020

RUAN CUNHA

Matheus Pires

O programa sugerido pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama é mais uma das ações coordenadas pela primeira-dama Márcia Pinheiro

A plataforma online do ‘Cuidando de Quem Cuida da Gente´, lançado no mês passado, pela Prefeitura de Cuiabá, é pioneira no Brasil na luta pela saúde mental dos profissionais saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coranavírus. O seu formato funcional têm versão semelhante no Reino Unido onde é promovido pelo príncipe William e a duquesa Kate Middleton e coordenado pela Public Health England, agência do Departamento de Saúde e Assistência Social.

O programa britânico chamado Every Mind Matters, tradução livre Toda Mente Importa, é destinado a melhorar a saúde mental da população em geral priorizando o trabalho em cima do sono, da ansiedade, do mau humor e do estresse. Entretanto, atualmente, com a pandemia mundial do COVID-19, o príncipe William demonstrou preocupação especial com os profissionais de saúde que estão no combate direto ao novo coronavírus e têm promovido a plataforma para este grupo de risco.

“As experiências pelas quais os funcionários da linha de frente estão passando agora são diferentes de tudo que já foi visto. Muitos deles estão colocando suas vidas e sua saúde em risco por todos nós. Há coisas que todos podemos fazer para cuidar do nosso bem-estar mental neste momento”, disse à rede televisão britânica BBC.

A plataforma dispõe de formas para alfabetizar a saúde mental como links, guias, vídeos e outros recursos que ajudam a identificar quando procurar ajuda caso à saúde mental esteja comprometida. A diferença para o programa cuiabano é que, além do portal online, os profissionais de saúde terão, em média, 12 sessões de atendimento especializado com duração de 50 minutos cada, sendo à primeira de 1h40 (atendimento duplo).

“Vale lembrar que as sessões são oferecidas aos servidores em caso que a saúde mental estiver prejudicada. Ele passa pela fase da plataforma, assim objetiva o programa britânico, e, identificado à necessidade vai para o atendimento individual. Que no primeiro momento é um atendimento duplo porque a pessoa chega com determinada situação e o psicólogo não faz somente uma primeira sessão de acolhimento, ele já inicia uma intervensão”, explicou a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora do programa.

Ela ainda ressalta quê a existência da plataforma gerida no Reino Unido demostra a credibilidade e a magnidade do projeto à vida dessas pessoas que enfrantam situações adversas nunca antes exigidas, além do Cuidando de Quem Cuida da Gente estar em consonância com o alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Quando soubemos da campanha do príncipe William promovida quase que junto com o lançamento da nossa, ficamos satisfeito de saber que uma ação como nossa é realizada em países de primeiro mundo.   Além disso, a nossa preocupação quando lançamos o projeto está atrelada ao alerta de surto de problemas com a saúde mental feito pela OMS. A instituição diz que os governos devem se ater para essa questão e Cuiabá saiu na frente. Preocupados com os nossos heróis médicos, enfermeiros e equipe de apoio demonstra a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro que é sensível, desde o início da gestão, com o servidor público e nessa época tão difícil não poderíamos deixar de ser diferente”, afirmou.