Governo / INTEGRAÇÃO SOCIAL

24 de Outubro de 2017 15h25

Programa Cuiabá Trabalho e Inclusão será implantado em todas as secretarias

24/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Luiz Alves

Permitir a integração de pessoas com deficiência ao meio social é o principal aspecto do Programa Cuiabá Trabalho e Inclusão, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá e lançado nesta terça-feira (24). Tornando a solidariedade um modelo de gestão dos serviços oferecidos ao cidadão, a iniciativa vai ganhar proporções ainda maiores, sendo estendida para todas as 19 secretarias municipais.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a proposta é tornar todo o atendimento realizado pelo município em referência nacional, à medida que une a presteza e eficiência do serviço à cidadania, valorizando os munícipes dentro de suas capacidades. 

"O poder público tem o dever de pensar em suas ações e propostas de maneira abrangente e inclusiva, envolvendo a sociedade e as particularidades que a envolvem. Temos um povo rico, colorido e diverso, que exala talentos e dons que podem ser tão bem aproveitados pelo município em prol do cidadão. As pessoas com deficiência se encaixam justamente nesta preciosidade que consiste a população cuiabana. Com seu carisma e entusiasmo em aprender, elas também nos ensinam lições valiosas sobre solidariedade, unidade e permitem que barreiras e limitações sejam transpostas de forma ousada, com todos trabalhando juntos. Estes 12 novos servidores frutos da APAE Cuiabá abrilhantarão o Hospital São Benedito e vamos espalhar este mesmo vigor para todas as demais áreas que envolvem a Prefeitura. Nossos setores passarão por uma transformação, onde a inclusão ditará o crescimento do nosso trabalho institucional e socialmente", afirmou.

A inclusão de PCDs no órgão público municipal visa muito mais que seguir os moldes da normativa vigente para as empresas privadas, a chamada Lei das Cotas (nº 8.213). Segundo o chefe do Executivo, evidenciar as habilidades e competência, observando o profissional para além de suas limitações físicas ou mentais, é o grande mote de todo o programa.

"Estamos falando de pessoas extremamente competentes, que podem desenvolver uma carreira promissora e entusiasmante. Esta independência que o emprego traz é imensurável e confere confiança aos PCDs para romper com seus próprios limites e descobrir novos talentos. Nós queremos ser essa porta de entrada para estes profissionais que tem tanto a nos ensinar e é por isso que aplicaremos o mesmo padrão da legislação que vigora desde 1991, direcionando de 3% a 5% de nossas vagas de processos seletivos para este público. Vamos implantar a mudança, desenvolvendo uma cultura absolutamente inclusiva e respeitosa, onde a Prefeitura opera em uníssono, respeitando as diferenças que nos tornam seres tão singulares na sociedade", concluiu.