Governo / PLANO ESTRATÉGICO

04 de Maio de 2020 06h50

Prestação de serviço é o segundo setor a retomar os trabalhos na Capital

04/05/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

Os estabelecimentos comerciais que fazem parte do grupo de prestação de serviço voltam a funcionar, com horário alternativo das 8h às 14h, nesta segunda-feira (04). A medida segue o plano estratégico de retomada gradativa das atividades econômicas, implantado pela Prefeitura de Cuiabá para o período de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). 

Fazem parte desse setor, por exemplo, salões de beleza, empresas de estética, clínicas, chaveiros, limpeza, escritório de contabilidade e advocacia, entre outros. Este é o segundo segmento a retornar aos trabalhos, desde que as diretrizes de isolamento social foram aplicadas na Capital. O comércio varejista e atacadista foi o primeiro a abrir as portas, no dia 27 de abril. 

“No combate à pandemia, tomamos decisões duras, que não significam um desejo individual do prefeito, mas sim as recomendações técnicas de entidades de saúde, para a proteção da vida da população. Estamos avançando e, de forma muito cuidadosa, usufruindo dos resultados alcançados até o momento”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o dia 11 deste mês ainda está planejado o retorno do segmento industrial, que deve operar durante três dias da semana, das 6h às 16h. “Essa flexibilização, de forma alguma, simboliza um relaxamento. Muito pelo contrário. Reforçamos ainda mais as fiscalizações e vamos cobrar que todos assumam suas responsabilidades nessa batalha”, completa Pinheiro. 

Os shoppings centers, restaurantes, bares, lanchonetes, academias, clubes e similares ainda não possuem uma data definida para o retorno. Igualmente, o setor ambulante e congênere, a abertura ou realização de feiras livres, exposições, atividades esportivas e culturais, entre outras que provoquem aglomeração de pessoas, continuam proibidas.

TERMO DE COMPROMISSO 

Para que a retoma das atividades econômicas se concretizasse, foi assinado um Termo de Compromisso de Cooperação com medidas de biossegurança a serem seguidas pelos estabelecimentos. O documento foi formalizado entre o Município e entidades representativas do setor produtivo, com o objetivo de inibir a propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Entres os procedimentos básicos estão o controle de acesso ao público, disponibilização de álcool em gel 70% e uso de máscaras pelos funcionários e consumidores. Além disso, somente é permitida a lotação máxima de 50% da capacidade normal do ambiente e é obrigatória a realização de higienização contínua em todos os equipamentos utilizados para o atendimento.

Veja abaixo o Termos de Compromisso e o decreto nº 7.886 na íntegra