Governo / COMPRADOS HÁ SETE ANOS

10 de Março de 2021 10h20

Presidente de Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público participa de vistoria a trens

10/03/2021

NAIARA LEONOR

Divulgação

Visita técnica realizada pelo Consórcio VLT na última segunda-feira (8), atestou que os trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), adquiridos há sete anos e armazenados no Centro de Controle, Manutenção e Operação (CCO), próximo ao Aeroporto Internacional de Cuiabá, estão em perfeito estado de conservação e manutenção. Presente na ocasião, o presidente do Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, Juares Samaniego evidenciou a maior eficiência energética e capacidade de transporte de passageiros três vezes maior do modal diante de seus concorrentes, o BRT e o VLP. 

“É difícil você comparar projeto, porque o que foi apresentado é VLP, por isso se diz que já está boa parte pronto, porque é pintar as faixas da rua. E a aquisição de 54 ônibus a 35 milhões, eu acredito que seja a diesel, porque ele a bateria é muito mais caro que isso. O VLT é uma energia bem mais limpa e barata. Sem falar na capacidade de transporte de passageiros, que comparativamente a do VLT é 2,5 vezes maior. Cada ônibus de BRT tem a capacidade pra 170 passageiros, enquanto que no VLT são 400”, apontou Samaniego.

De acordo com o Consórcio responsável pelo VLT em Cuiabá, a movimentação mecânica dos trens é realizada a cada 15 dias, seguindo todas as diretrizes do Plano de Manutenção da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola fabricante do equipamento ferroviário. A cada 60 dias é emitido um relatório ao Governo do Estado. Nesta segunda (08), foi atestado por equipe técnica o excelente estado de conservação externa, interna, em todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, telecomunicações, hidráulicos, pneumáticos, climatização.

Estiveram presentes o secretário-geral da Associação Latino Americana de Ferrovias (Alaf)/Brasil, Jean Carlos Pejo, que é ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana e responsável pelo Grupo de Trabalho que aprovou o VLT de Cuiabá, técnicos da Caixa Econômica Federal (CEF), que opera os recursos federais aprovados para a obra do VLT e a presidente da Associação Brasileira de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AENFER), Silvia Cristina Silva.

Diálogo 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, defende que a população seja ouvida em decisão quanto ao novo modal de transporte público para Cuiabá e Várzea Grande. Para Pinheiro, a decisão estadual para substituição do modal VLTpara o BRT foi tecnocrata. O gestor defende a realização de um plebiscito para que a população escolha o novo modelo de transporte. 

O Comitê

Com foco em dialogar sobre a escolha do melhor modal para Cuiabá, o gestor criou o Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, em 22 de janeiro via decreto municipal. Além de sua comissão técnica permanente, serão convidadas instituições, como Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscom-MT), COnselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT) para colaborar com o debate nas reuniões, que devem ser abertas para participação pública também.