Governo / RÉVEILLON

31 de Dezembro de 2019 08h00

Prefeitura recomenda a substituição de fogos de artifícios por artefatos visuais e sem ruídos

31/12/2019

SECRETARIA DE INOVAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Divulgação

A Prefeitura de Cuiabá seguindo uma tendência mundial de respeito aos animais e reforçando o compromisso da gestão com a humanização e bem-estar da população, mais uma vez manifesta-se contra a utilização dos fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos durante as festas de fim de ano.

Desde o início da gestão Emanuel Pinheiro, quando foi assinado o decreto de Nº 7.015/2018 sobre o uso de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora como estouros e estampidos nas áreas públicas do município, a prefeitura vem proibindo a sua utilização. Pela determinação, os artefatos pirotécnicos com efeitos sonorso ruidosos devem ser substituídos por “fogos visuais”, que emitem luzes e cores, mas não produzem barulho excessivo.

O decreto atende uma demanda crescente de pedidos de organizações de defesa dos bichos. Isso porque as explosões podem causar traumas irreversíveis, especialmente naqueles dotados de sensibilidade auditiva, como cães e gatos, provocando fugas, mortes, automutilação, distúrbios digestivos e cardíacos. Nos últimos anos relatos do tipo se multiplicaram, especialmente pelas redes sociais.

Neste contexto, é importante ressaltar que os problemas provocados pelo som das explosões também afeta bebês, pessoas autistas, idosos e enfermos. “Esta é uma tendência que vem crescendo no mundo todo, indicando que em breve os fogos de artificio tradicionais serão extintos. Uma gestão responsável, com compromisso com o cidadão, não poderia deixar de observar isso”, explica o prefeito.

Assim, levando em consideração que o espetáculo é visual e pode ser obtido com o uso de artefatos pirotécnicos sem estampidos, também conhecidos como fogos de vista, o documento proíbe a utilização de fogos e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora acima de 65 decibéis. A norma estende-se a todas áreas públicas do município, em recintos fechados e ambientes abertos.

Emanuel Pinheiro destaca a necessidade de resguardar o sossego, tranquilidade, segurança coletiva e individual da população, além de proteger o meio ambiente.

Um espetáculo silencioso

A explicação para a queima silenciosa dos fogos é química e física. Alguns elementos, quando entram em contato com o calor, emitem chamas de diferentes cores. Quando as moléculas de um determinado elemento são agitadas, elas ganham energia, que é liberada na forma de luz. Portanto, cada elemento libera uma quantidade diferente de energia, formando ondas de luz com características igualmente distintas.

Os produtos tradicionais utilizam bombas, que explodem esses elementos e, depois são arremessados no ar, enquanto os outros queimam gradativamente, sem uma grande explosão.