Governo / PLANEJAMENTO

29 de Abril de 2021 10h26

Prefeitura participa de workshop do TCE e aprimora ações em relação ao PDI 2021

29/04/2021

CAROLINA MIRANDA

Gustavo Duarte

Arquivo

O secretário municipal de Governo, Luiz Cláudio Sodré, representou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na abertura de  evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, realizado na manhã desta quarta-feira (28).  O encontro virtual, que contou com mais de 1250 visualizações no YouTube, e deu início a uma série de capacitações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) junto aos representantes do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) 2021.

A proposta do evento é divulgar o Plano de Trabalho para o ano 2021 fomentando que as Prefeituras que aderiram ao PDI possam realinhar o Planejamento Estratégico para 2021-2030, sobretudo a sua Identidade Organizacional, as metas, estratégias, cronogramas de monitoramento, dentre outros.

“É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro acompanhar os trabalhos realizados por cada secretaria para verificar se as metas previstas no PDI estão sendo cumpridas. Essas metas precisam ganhar amplitude na gestão. O que o prefeito estabelecer no plano de governo até 2030, cada pasta terá que entregar, cumprir os prazos e diretrizes que irão resultar em benefícios para a população”, disse o secretário municipal de Governo, Luiz Cláudio Sodré.

O secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien, disse que a execução do PDI é de responsabilidade da equipe da Secretaria, e já vem sendo cumprido  desde a primeira gestão Emanuel Pinheiro. Ele destaca que a parceria com TCE, como órgão fiscalizador, é de fundamental importância para a transparência das ações, sendo essa uma das principais premissas do prefeito.

 

“Esse trabalho integrado facilita o acompanhamento do prefeito que precisa ter conhecimento sobre o que cada Secretaria está fazendo, se está dentro do Plano de Governo ou se é preciso fazer alguma correção para alcance das metas, bem como contribui com o trabalho do Tribunal, que recebe quase que instantaneamente as informações do município. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a cultura do planejamento em cada secretaria”, declarou Zito.

 

Conhecimento - a palestra de abertura debateu o tema “Para que planejar em tempos de crise?” e foi ministrada Humberto Falcão Martins, que é doutor em Administração e Mestre em Administração Pública (FGV). O palestrante, referência em programas e projetos voltados para governança, redes colaborativas, desempenho e valor público, tratou sobre a necessidade de estabelecer que cada iniciativa tem que informar o que tem que ser feito para alcançar o resultado almejado. Uma agenda estratégica sem iniciativa, resultado ou propósito não consegue ficar em pé. “Por isso a importância do planejamento. É preciso que as metas previstas sejam realistas, não sejam difíceis de alcançar, nem sejam fora da realidade. Se faz necessário promover a informação para a construção do futuro. Planejamento é  mais necessário que se imagina nesse momento de crise. O segredo está no processo e não ficar esperando melhorar as condições atuais”, esclareceu o palestrante.

 

"Com o estreitamento da comunicação é possível o esclarecimento detalhado do sistema, assim como o auxílio por parte das prefeituras quanto ao acompanhamento dos serviços realizados em Mato Grosso. Quem ganha com tudo isso é a sociedade”, pontuou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antônio Maluf. “Se faz necessário a atuação conjunta para melhorar as condições e alcançar os resultados”, completou.

 

O público-alvo do workshop são prefeitos, secretários, coordenadores, diretores, gerentes, equipes técnicas das prefeituras, professores, estudantes e demais interessados. O evento será realizado de forma virtual, pelo aplicativo Zoom (nos demais dias) e está aberta a toda população. Os debates serão realizados até o dia 7 de maio, sempre no período da manhã, a partir das 9 horas.