Governo / AÇÃO SOCIAL

16 de Julho de 2019 08h00

Prefeitura participa de mutirão social que atendeu mais de 1,5 mil pessoas no Novo Colorado

16/07/2019

ANDRESSA SALES

Assessoria

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá apoiou o projeto “Ação MT 300 Anos”, realizado na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Novo Colorado, no último sábado (13), que atendeu mais de 1,5 mil pessoas da região. 

A ação faz parte do projeto da Associação de Mulheres Empreendedoras do Estado de Mato Grosso (Arvend), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e várias entidades para a prestação de serviços junto à centenas de famílias expostas a riscos sociais e vulnerabilidade.

Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, os serviços ofertados pelo Município são levados aos bairros mais distantes para atender a população mais carente.   

Os moradores da região contaram com serviços e informações de diferentes entidades: Defensoria Pública, agentes do Zoonoses, representantes da empresa Águas Cuiabá, Polícia Comunitária, cadastro do Bolsa Família, Secretaria de Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Saúde, Procon Municipal, Energisa, Avaliação médica e psicológica, corte de cabelo, bazar dentre outros serviços oferecidos gratuitamente para a população.

Coordenado pelo assessor especial da Prefeitura, Ralf Leite, a ideia de realizar esse mutirão, surgiu depois de um estudo criterioso, onde foram detectados quais eram as principais necessidades dos moradores daquela região. Dentro desse demanda, foi em busca das parcerias que culminaram com um grande número de parceiros que levaram variedades em serviços e atendimentos aos moradores.

“Após esse estudo, fomos em busca de parceiros para a realização da ação, batemos de porta em porta, fizemos o convite, explicamos como seria o mutirão e que gostaríamos de certa forma contribuir com aquela região, devido ao resultado do estudo. Fomos bem recebidos pelos parceiros e fechamos a parceria, o que culminou na realização dessa primeira ação”, pontuou Ralf.

Uma das beneficiadas pela ação foi a Rafaela Macedo, que estava com problemas no benefício que recebe da filha pequena e quando ficou sabendo que no colégio iria acontecer e a ação, aproveitou para tirar todas as dúvidas e ficou satisfeita com os atendimentos. “Como estou desempregada e não tinha dinheiro para o ônibus, esta ação me ajudou muito, porque não precisei ir até o centro para resolver minha situação, resolvi aqui no bairro mesmo’’, ressaltou Rafaela.

“A expectativa é que outras ações como essa sejam realizadas uma vez por mês ou uma vez por semana nos bairros mais carentes. Tivemos a oportunidade de ver a satisfação dos moradores que passaram pela escola em ver sua situação resolvida”, frisou o coordenador.

Para Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Colorado, esta iniciativa mostra que ainda existem pessoas que se preocupam com os bairros mais carentes. Ela destaca que é moradora do bairro há 15 anos e foram poucas vezes que aconteceram ações como esta. “Só posso agradecer por terem olhado pelo nosso bairro e feito esta parceria, que trouxe tantos serviços pra perto de nós’’, afirma Maria. 

A ação contou com a colaboração de mais de 150 pessoas trabalhando voluntariamente no mutirão. 

(Com informações do site Página News)