Governo / Evitando riscos

23 de Outubro de 2014 16h10

Prefeitura lança Operação Guarda Chuva para prevenir e combater enchentes em Cuiabá

23/10/2014

ADEMAR ANDREOLA

A Prefeitura de Cuiabá está dando início à Operação Guarda Chuva, campanha tem por objetivo prevenir e combater os problemas causados pelas enchentes no córregos que cortam bairros da Capital. O lançamento coincide com o início de mais um período de chuvas.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Oscar Amélito, fazendo o trabalho de conscientização junto à população e a limpeza de córregos, evitam-se problemas mais graves quando as chuvas tornarem-se mais constantes e intensas, o que ocorre a partir dos meses de dezembro e janeiro.

A campanha será feita com a divulgação de anúncios explicativos e orientativos na mídia, afixação de cartazes, além de folderes e panfletos que serão distribuídos à população. “Da mesma forma que na campanha de prevenção às queimadas, vamos também fazer palestras nas escolas para que as crianças levem a mensagem aos pais e vizinhos sobre como se prevenir no período das chuvas”, explica Oscar Amélito.

O material preparado para a campanha dá orientações básicas de como prevenir antes, ou proceder durante ou após uma chuva de grande intensidade. Entre as precauções antes estão a de limpar telhados e calhas para evitar entupimentos, não jogar lixo em bueiros (bocas de lobo) para não entupir o escorrimento da água e não jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios, nem troncos de árvores e restos de móveis no leito dos córregos.

Após a chuva a recomendação é quanto ao uso da água.  A Defesa Civil recomenda que não se beba água oriunda de inundação ou enchente. Pede também que não se coma alimentos que tiveram contato com a água da inundação. “Fazendo isso já evita que se contraiam doenças como leptospirose e hepatites, por exemplo” orienta o coordenador da Defesa Civil Municipal.

 Limpeza

Num trabalho conjunto de várias secretarias municipais foi concluída recentemente a limpeza do córrego do Machado, na região do São Gonçalo Beira Rio e Parque Geórgia, no Coxipó. O córrego era considerado um dos mais problemáticos no período das chuvas, com seguidos transbordamentos e inundação de ruas e casas dos dois bairros. 

Além da limpeza do leito do córrego, a Defesa civil retirou neste ano, 105 famílias que viviam em situação de risco às suas margens. “Com a limpeza do córrego do Machado certamente teremos menos problemas na época da chuva, já que aquela área sempre nos deu muito trabalho”, diz o coordenador da Defesa Civil.

A prefeitura está fazendo agora um trabalho similar na Várzea do Faval, nas proximidades do bairro Tijucal. A limpeza do córrego do Faval diminuirá o risco de inundação em partes dos bairros Tijucal e São Francisco.

 

Os telefones da Defesa Civil Municipal são 3616-9633/9307/4567 ou 9307-4846.