Governo / MARCO HISTÓRICO

12 de Maio de 2018 15h51

Prefeitura inicia construção do relógio dos 300 anos e revitalização da Av. Mato Grosso

12/05/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou neste sábado (12) o trabalho de revitalização do canteiro central da Avenida Mato Grosso e a construção de um novo relógio totem que fará a contagem para o tricentenário da Capital. A medida dá seguimento às diversas ações que o Município tem realizado no Centro Histórico e todo seu entorno, com o objetivo de promover a reestruturação da região e transformá-la em um verdadeiro cartão postal da cidade. O processo na Mato Grosso está sendo coordenado pela Secretaria Extraordinária dos 300 anos, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. 

No local, o atual relógio, situado no entroncamento com a Avenida Ten. Cel. Duarte, dará lugar a uma nova estrutura de 15 metros de altura e 6,20 metros de largura. O novo e moderno totem será construído com o formado de viola de cocho, fazendo referência às raízes cuiabanas, e também contará com duas telas de LED, que servirão tanto para a contagem dos 300 anos quanto para a transmissão de campanhas de interesse público e exploração publicitária por parte do setor privado. 

Além disso, a Prefeitura executará os serviços de paisagismo e jardinagem em toda a extensão do canteiro central da tradicional via. A previsão é de que, em aproximadamente 60 dias, toda a estrutura de concreto seja substituída pelo plantio de grama e de 80 árvores adultas de Ipês. O local também receberá uma grande melhoria no quesito iluminação, com a instalação de lâmpadas do tipo LED. Todo esse procedimento está sendo efetuado com os investimentos oriundos da empresa vencedora do Chamamento Público realizado pela Sec 300. 

“Em pouco mais de um ano à frente da Prefeitura temos buscado trabalhar de forma universalizada, desenvolvendo ações tanto na região central quanto nos bairros mais afastados. No Centro Histórico, especificamente, já executamos muitas obras que ajudarão a retomar a vida pujante dessa área, considerada o coração da nossa Capital. O relógio tem uma simbologia muito grande, pois nos remete a uma data histórica que em breve estaremos comemorando. Ele marca o início de uma virada não somente cronológica, mas também estrutural, que é o que estamos buscando promover até 300 anos”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro. 

O secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, explica que o projeto foi concebido a partir da criação da nova Lei da Publicidade, permitindo maior flexibilidade na utilização de ferramentas publicitárias ao longo da cidade. Segundo ele, além do totem na Av. Mato Grosso, pelo menos outros dois serão colocados em espaços diferentes, todos seguindo os mesmos moldes de parceria. Um deles estará situado na Praça Oito de Abril, sob a administração de uma empresa do ramo da publicidade. O terceiro, ficará na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA), com o ponto exato e patrocinador ainda a definir. 

“Esse projeto é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro para que promovêssemos a modernização da cidade. É importante destacar que todos os investimentos para a revitalização e manutenção do local durante os próximos três anos são de responsabilidades da empresas vencedoras do Chamamento Público. Em contrapartida, elas têm o direito de colocar a marca no relógio e utilizar 50% do tempo do painel de LED. Os outros 50% ficam destinados à Prefeitura para a divulgação de campanhas institucionais como maio amarelo, IPTU, vacinações, e várias outras de interesse público”, salienta o secretário. 

Outras ações

A intervenção na Mato Grosso é um prosseguimento das ações que já vêm sendo executadas pela Prefeitura de Cuiabá na região central, no intuito de melhorar a infraestrutura da região e, consequentemente, colaborar no fomento do comércio e no desenvolvimento econômico da capital mato-grossense. Dentre as medidas desenvolvidas estão a revitalização das praças Alencastro, Popular, Senhor dos Passos, Ipiranga, e da Mandioca, bem como a entrega da moderna e inovadora Estação Alencastro, e a revitalização dos tradicionais calçadões históricos. 

Outra medida iniciada pelo Executivo cuiabano foi a execução do trabalho de recapeamento de cerca de 50 vias, entre ruas, avenidas e travessas, da área central. Ao todo, são R$ 5.181.650,00 sendo aplicados na realização de mais de 13 quilômetros de recuperação asfáltica, contemplando vias como a Avenida Isaac Póvoas, Getúlio Vargas, Ten. Cel. Duarte, 13 de junho, Presidente Marques, Pedro Celestino, Comandante Costa, Joaquim Murtinho, Cândido Mariano e Presidente Afonso Pena.