Governo / FÉ E DEVOÇÃO

30 de Abril de 2019 16h30

Prefeitura foi a primeira a receber a visita dos festeiros de São Benedito

30/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Ao som da tradicional banda da festa, os servidores da Prefeitura de Cuiabá receberam na manhã desta terça-feira (30), a visita dos festeiros de São Benedito. Como já é de costume todos os anos, o primeiro local visitado é a sede do Poder Executivo Municipal.

A festa de São Benedito é a mais tradicional e conhecida celebração religiosa da Capital, atraindo gente de todo o estado. “Trazer os peregrinos de São Benedito para a sede municipal já faz parte da nossa tradição, para que possamos dar seguimento nas caminhadas em todos os órgãos públicos, municípios da Baixada Cuiabana, comércios e residências até o dia da grande festa, comemorada sempre no mês de julho”, disse o coordenador geral da festa, Joaquim Curvo.

O secretário de Governo, Carlos Roberto da Costa, o Nezinho, que no ato representou o prefeito Emanuel Pinheiro, disse se sentir honrado em poder prestigiar e fazer parte desse momento regional que é marcado pela fé e devoção, além também de ajudar a manter essa cultura da religiosidade e raízes do nosso povo”, salientou Nezinho.  

Servidor efetivo há 27 anos, Norberto Proença agradece pelo privilégio de receber essa visita todos os anos. “Começar o dia de trabalho recebendo essas bênçãos nos fortalece para que possamos continuar trabalhando e alcançar resultados satisfatórios que beneficiem principalmente as pessoas que precisam dos serviços ofertados pela administração pública municipal”, declarou.

A secretária extraordinária dos 300 Anos, Cely Almeida fez questão de dizer que São Benedito representa muito bem a população cuiabana, principalmente nesse ano que celebramos o tricentenário da cidade. “A nossa população é valorosa e guerreira. Por isso trabalhamos por uma cidade melhor para todos. Esta festa centenária extrapola o campo religioso e já faz parte do calendário cultural de Mato Grosso”, destacou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo também exaltou a grandeza de um dos padroeiros da cidade, conhecido como o santo negro. “A devoção dos cuiabanos e mato-grossenses é muito grande. Como nos anteriores, a Prefeitura, como de costume, abriu as portas para receber as ricas bênçãos. Em nome do prefeito recebemos com todo carinho, os festeiros e peregrinos desse santo glorioso”.  

 

Origem

A festa em homenagem a São Benedito ocorre desde 1721, época da fundação de Cuiabá. O santo sempre foi conhecido pela sua humildade e simplicidade. Ele foi inicialmente cultuado pelos escravos e é considerado o santo padroeiro de toda a população africana.