Governo / 299 ANOS

03 de Abril de 2018 16h10

Prefeitura entrega obra da Praça Senhor dos Passos no centro histórico da Capital

03/04/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN-MT), Amélia Hirata entregaram na manhã desta terça-feira (03) a Praça Senhor dos Passos, a primeira do conjunto de praças comtempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas, sob supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro preservar o patrimônio, é valorizar a nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade proporcionando qualidade de vida aos cidadãos.

“Sabemos da importância do centro histórico para a cultura e a vida da nossa cidade, que se aproxima dos 300 anos e tem uma das mais belas histórias, de um dos mais belos centros históricos desse país. Portanto, temos o dever de preservá-lo, revitalizá-lo e de fazer desse lugar um cartão postal e uma vitrine para o mundo das belezas históricas e centenárias da terra de Dom Aquino Corrêa. Aproveito para agradecer ao Iphan, pela parceria e pela compreensão, sabemos da rigidez com que o órgão lida com o patrimônio histórico”, destacou o prefeito.   

Durante o evento o prefeito anunciou o projeto de revitalização do Beco do Candeeiro, que após as obras receberá o projeto “Eu, Candeeiro” que irá ocupar as ruas que delimitam as praças Dr. Alberto Novis, Sete de Setembro e Senhor dos Passos transformando-as em um corredor multicultural.

A Senhor dos Passos é uma das cinco praças que estão recebendo a requalificação arquitetônica viabilizada pelo PAC Cidades Históricas. As obras seguem as normativas do  Iphan, foram  orçadas no valor de R$ 153 mil e concretizada com recursos do Ministério da Cultura, através do Iphan.

"O Iphan e a superintendência estadual aqui no Estado de Mato Grosso fica muito feliz com essa obra. A primeira obra de espaço público pelo Pac Cidades Históricas, o programa avançando em parceria de com a prefeitura que a gente vai entregar daqui para frente", comemorou Amélia Hirata, superintendente do Iphan-MT.

As consequentes serão Praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; Praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco; ficando a Praça da Mandioca, e a Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, todas executadas pela Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia e licitadas em 2013. Depois da Praça Alencastro, a Praça Senhor dos Passos é a segunda que o município entrega como partes integrantes de edificações da área urbana existentes no centro histórico. A prefeitura está trabalhando em um conjunto de atividades que visão melhorar o espaço urbano.

A inauguração contou com a presença do ex-senador Júlio Campos, que em tempo, sugeriu que fosse feito uma campanha de parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Júlio Campos, Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso e com a classe empresarial para se fazer a restauração dos casarios do centro velho. “Eu sempre tive um sonho de transformar o centro histórico de Cuiabá, como foi feito na Bahia, onde foi restaurado e transformado num polo turístico”, revelou o ex-senador.

A execução das obras também das Praças do PAC Cidades Históricas são acompanhados pela Secretaria de Serviços Urbanos, que auxilia nos trabalhos de limpeza do entorno das praças.