Governo / DESENVOLVIMENTO

15 de Dezembro de 2017 10h17

Prefeitura e Energisa estudam implantação de cabeamento subterrâneo no Centro Histórico

15/12/2017

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Uma meta ousada, mas real. Assim foi classificado, pelo diretor-presidente estadual do Grupo Energisa, Riberto José Barbanera, o pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para a elaboração de um projeto que substitua a estrutura de cabeamento aérea por ligações subterrâneas, na região central da cidade. A solicitação do chefe do Executivo municipal foi feita pensando no conceito de modernização da Cuiabá dos 300 anos, tomando como ponto de partida as ruas do Centro Histórico da Capital.

Após uma primeira reunião ocorrida na semana passada, o gestor cuiabano e o representante da concessionária voltaram a se encontrar nesta semana (14) para dar andamento as tratativas. De acordo com Riberto Barbanera, esse momento é fundamental para fazer um primeiro delineamento da área que será contemplada. Ele destacou ainda que a aproximação entre a empresa e a Prefeitura tem tudo para ser um sucesso, principalmente pelo fato de Cuiabá proporcionar grandes desafios.  

“A Prefeitura nos procurou para discutir a possibilidade de tornar a fiação aérea na condição subterrânea e com isso dar um visual melhor para a região. A partir de agora, vamos analisar o pleito, o que significa em investimento e como podemos colaborar. Existem muitas capitais que já possuem rede subterrânea. É algo complexo, mas a tecnologia existente permite que isso seja feito. Precisamos estar sempre próximos às gestões dos Municípios onde prestamos serviços, e Cuiabá não pode ser diferente, principalmente por se tratar da capital do Estado”, disse o presidente da Energisa.

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que o investimento na modernização da rede elétrica é uma medida que favorece ao meio ambiente e contribui na restauração do Centro Histórico a partir da despoluição visual da região. Ele lembrou ainda que, além dessa ação, a Prefeitura está trabalhando em uma parceria que promova a troca e modernização de toda instalação elétrica do atual Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, garantindo segurança, economia de energia e eficiência, em uma área essencial para a vida das pessoas.

“São pontos de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da Cuiabá dos 300 anos. Estamos conseguindo avançar nas tratativas, onde nossas equipes já estão se reunindo para estudar a melhor maneira para a implantação desses projetos. Também estamos aproveitando o momento para agradecer a Energisa por estar sendo parceira na campanha Natal Sem Fome, coordenada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, contando com dezenas de colaboradores e ajudando a garantir um natal digno para as famílias carentes de Cuiabá”, pontuou o prefeito.