Governo / CUIABÁ 300 ANOS

06 de Dezembro de 2017 13h39

Prefeitura e Energisa buscam estreitar parceria visando melhorias para capital

06/12/2017

BRUNO VICENTE

Tchélo Figueiredo

Buscando desenvolver parcerias que colaborem para o desenvolvimento urbano e econômico da Cuiabá dos 300 anos, o prefeito Emanuel Pinheiro se reuniu nesta quarta-feira (06) com o diretor-presidente estadual do Grupo Energisa, Riberto José Barbanera. Na ocasião, o gestor do Município pode apresentar ao representante da empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital alguns projetos que a Prefeitura tem trabalhado para colocar em prática nos próximos anos. Também esteve presente no encontro o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite. 

Dentre as pautas debatidas, o prefeito explanou sobre a o planejamento de reestruturação do Centro Histórico, a fim de resgatar as tradições cuiabanas e transformar a região central em um verdadeiro cartão postal. Dentro desse plano, Emanuel destacou algumas ações que já estão sendo trabalhadas como, por exemplo, a revitalização das praças e construção da Estação Alencastro, modernizando o ponto de espera dos coletivos e oferecendo uma maior comodidade para o usuário do transporte público, e também projeto de instalação de um centro universitário na localidade.

Ao diretor-presidente  da Energisa, o prefeito destacou a necessidade de também promover esses avanços na rede de distribuição elétrica da cidade, tendo como ponto de partida a área central. Para isso, o gestor solicitou a concessionária à elaboração de um estudo visando transferir toda estrutura de cabeamento aérea para o modelo de ligação subterrânea. “Estamos trabalhando para que nossas ações andem em conjunto com os outros setores que afetam diretamente no dia a dia da cidade. O Centro Histórico é o coração de Cuiabá e queremos retomar a vida pulsante dessa região, fomentando a movimentação popular e o comércio local”, comentou Emanuel.

Outro ponto levantado pelo chefe do Executivo foi à formalização de uma parceria, objetivando a melhoria no sistema de ar condicionado do Hospital e Pronto Socorro Municipal e ainda a colaboração da empresa com o projeto do natal iluminado, que terá como grande novidade a projeção mapeada refletida na Catedral Metropolitana de Cuiabá. “É importante manter esse diálogo com o setor privado, estreitando ainda mais esse laço e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Tudo aquilo que pudermos fazer para gerar melhorias para a população estaremos buscando dar o andamento necessário”, completou o prefeito.

O representante estadual do Grupo Energisa mostrou-se aberto ao fechamento da parceria e deixou agendada, para a próxima semana, uma nova reunião para acertar os detalhes da união. “Em relação ao cabeamento subterrâneo, temos que fazer um levantamento detalhado, verificando a idade da rede e qualidade para, a partir dai, montar um plano de trabalho. Já as outras demandas, também estaremos estudando com carinho, principalmente, a do Pronto Socorro, que se enquadra dentro do nosso programa de eficiência energética”, pontuou Riberto Barbanera.