Governo / FOMENTO AO ESPORTE

17 de Março de 2018 08h30

Prefeitura e CBC articulam parceria para tornar Cuiabá sede da Volta Ciclística Internacional

17/03/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A construção de um projeto, com base em toda a potencialidade que Cuiabá tem a oferecer. Assim foi classificado pelo prefeito Emanuel Pinheiro o encontro realizado esta semana com o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos. Ocorrido no gabinete do gestor cuiabano, o ato foi o primeiro passo dado pelas duas entidades no intuito de tonar a capital mato-grossense sede da Volta Ciclística Internacional, com previsão para ser disputada entre os dias 17 e 21 de julho deste ano.

Durante a reunião, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Justino Malheiros, e do presidente da Federação Mato-grossense de Ciclismo, Manoel Lima, o chefe do Executivo cuiabano destacou que a vinda do evento pode ser enxergada como mais uma oportunidade de maximizar todas as riquezas naturais do município. Segundo Emanuel Pinheiro, Cuiabá possui todas as características necessárias para o recebimento de grandes eventos como este, seja no âmbito geográfico, turístico, cultural e, principalmente, esportivo.

“Atendendo um pedido nosso, o presidente está articulando a vinda da Volta Ciclística Internacional, que naturalmente irá fomentar nosso esporte. Existe a possibilidade de dividirmos em etapas como, por exemplo, Cuiabá-Chapada, Cuiabá-Manso e Cuiabá-Barão, chamando a atenção em nível nacional e internacional para toda potencialidade da nossa cidade. Vamos trabalhar muito para fazer isso acontecer e temos certeza que conseguiremos evoluir com esse assunto em nossos próximos encontros”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme o presidente da CBC, a ideia é fazer com que a competição se torne uma tradição, refletindo Cuiabá  para todo o mundo. Vasconcello lembrou ainda que, caso seja confirmado, Cuiabá será a única cidade brasileira a sediar a prova internacional neste ano. Além disso, o circuito serve como contagem de ponto para classificação mundial e também para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“Saio da Prefeitura muito satisfeito e com grande perspectiva de que conseguiremos chegar a um acordo e realizar esse evento com toda positividade possível. Estamos falando de um acontecimento internacional, onde teremos de cinco a 10 países competindo em Cuiabá. Estamos avaliando também a ideia de fazer com que cada um dos 27 estados brasileiros mandem uma equipe para cá. Com isso todo o Brasil estará concentrado na primeira Volta Ciclística Internacional de Cuiabá”, pontuou presidente da entidade.